Serviço social e território: articulação de conteúdos para uma formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468593

Palavras-chave:

Território, formação profissional em serviço social, educação, serviço social, políticas sociais

Resumo

Este artigo tem por objetivo resgatar a importância da incorporação categorial do território na formação em serviço social, a partir de uma dupla determinação: por sua importância em relação à formação técnica e por sua exigência em relação à formação humana, pilares de uma formação integral, em alinhamento ao projeto ético-político profissional. Para tanto, investiga os fundamentos que consolidam uma redução da educação à formação meramente técnica, problematiza o lugar da universidade nesse processo, passa em rápida revista algumas das tentativas de investigar e incorporar a teorização sobre a produção do espaço nas elaborações do serviço social e finaliza comentando sumariamente a respeito da transversalidade que o território adquire no âmbito da intervenção profissional.

Biografia do Autor

Alexandre Aranha Arbia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); coordenador do dýnamis - Grupo de Pesquisa em Teoria Social e Crítica da Economia Política; docente do Departamento de Fundamentos do Serviço Social/UFJF; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFJF; editor-adjunto da Revista Libertas (FSS/PPGSS/UFJF).

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Arbia, A. A. (2023). Serviço social e território: articulação de conteúdos para uma formação integral. Educação, 48(1), e95/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644468593