Corporeidade e jogo como linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466737

Palavras-chave:

Educação Física, Corporeidade, Jogo

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica sobre o livro Corporeidade, jogo, linguagem: A Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental de autoria de Mauro Betti e Pierre Normando Gomes-da-Silva, professores universitários proeminentes da Educação Física brasileira. Faz parte da Coleção Docência em Formação, publicado em 2018 pela Editora Cortez.

Biografia do Autor

Elizara Carolina Marin, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), doutorado Sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona (2005), Pós-doutorado (Estágio Sênior no Exterior) na Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2015-2016), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (nível de mestrado) da UFSM (período 2011-2013), colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel ( 2009-2018), Presidente da Associação Pan-americana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais (2017-2019), professora (Associado 4) da Universidade Federal da Paraíba. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física; lazer; jogo; formação de professores

Referências

BETTI, M.; GOMES-DA-SILVA, P. N. Corporeidade, jogo, linguagem: a educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2018. (Docência em Formação: Ensino Fundamental, v. 1).

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990. (Estudos, v. 46).

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Marin, E. C. (2022). Corporeidade e jogo como linguagem. Educação, 47(1), e35/1–7. https://doi.org/10.5902/1984644466737