Retenção discente e suas causas multifatoriais: um estudo de caso no curso BC&T no norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464797Palavras-chave:
Retenção Discente, Evasão, Ensino SuperiorResumo
Este artigo está subsidiado por uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo geral investigar as causas da retenção discente no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal, localizada em Janaúba, ao norte do estado de Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário aos discentes que se matricularam nesse curso entre o primeiro semestre do ano de 2016 e o segundo semestre de 2017. Em seus objetivos específicos, o estudo procurou caracterizar o perfil socioeconômico e étnico-racial dos discentes retidos, apenas dos participantes da pesquisa, e identificar os fatores internos e externos que contribuíram para a retenção dos mesmos. Os resultados revelaram que a infraestrutura inadequada do prédio; as estratégias didático-pedagógicas, e a má formação no ensino médio foram fatores que contribuíram para a retenção discente nesse curso. Concluiu-se que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Além disso, apesar dos avanços com relação ao acesso ao ensino superior nos governos progressistas, inferiu-se que os entraves socioeconômicos acabaram interferindo no desempenho acadêmico de alguns discentes.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: edição 70, 2016.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). 13. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRASIL. Decreto n. 1.904, de 13 de maio de 1996. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1996/decreto-1904-13-maio-1996. Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio e Reestruturação das Universidades Federais-Reuni. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 16 de abr. 2018.
CHAUÍ, Marilena de Souza. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.
CISLAGHI, Renato. Um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento em um Framework para a Promoção da Permanência Discente no Ensino de Graduação. 2008. 253f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br. Acesso em: 29 out. 2019.
DIAS, Ellen Cristine Moraes; THEÓPHILO, Carlos Renato; LOPES, Maria Aparecida Soares. A Evasão no Ensino Superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES/MG. IN: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, SP. 2010. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/419.pdf. Acesso em:10 dez. 2020.
DUBET, François. O que é uma escola Justa?: a escola de oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.
GODOI, Guilherme Aparecido de. A Produção do Fracasso Escolar: teorias da carência Cultura, diferença cultural e desencontro cultural. In. V Jornada Didática, IV Seminário de Pesquisa CEMAD “Saberes e práticas da docência”. Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos. Acesso em: 21 out. 2019.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria: revista de estudos de literatura, v. 9, p. 38-47, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912/14702. Acesso em:21 nov. 2020.
GOULART, Mariana Fortes. Conforto térmico no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá: proposta para melhoria do desempenho térmico de um antigo Caic. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-25022015-145752/pt-br.php. Acesso em: 13 abr. 2020.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Síntese dos indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
LIMA Jr, Paulo; OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flávia. Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em Física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br. Acesso em: 24 out. 2019.
MARCHESI, Álvaro; PÉREZ, Eva Maria. Compreensão do Fracasso Escolar. In: MARCHESI, Álvaro; GIL, Carlos Hernández. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.
MEC. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Superior. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC, 1996.
OLIVEIRA, Adalvan Soares de. As contribuições da gestão escolar na superação da retenção na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014. Dissertação (Mestrado Profissional em educação) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.
PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1252-1267, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.phppid=S010015742017000401252&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 15 dez. 2020.
PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cad. Pesq., São Paulo (65): 72 – 77, maio de 1988. Disponível em:http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1198/1204. Acesso em:17 fev. 2021.
PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar: uma história de submissão e rebeldia. 3. ed. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1979672/mod_resource/content/1/SANTOS%20Um%20discurso%20sobre%20as%20ci%C3%Aancias_LIVRO.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Usos e abusos da mestiçagem e da raça no Brasil: uma história das teorias raciais em finais do século XIX. Afro-Ásia, n. 18, 1996. Disponível em:
https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/viewFile/20901/13519. Acesso em: 15 dez. 2020.
SILVA, Francisca Islandia Cardoso da; RODRIGUES, Janete de Páscoa; BRITO, Ahécio Kleber Araújo. Retenção Escolar no Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v.5, n. 2, ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6661. Acesso em: 24 out. 2019.
SOUSA, Luana Passos de; GUEDES, Dyeggo Rocha. A desigual divisão sexual do trabalho: um olhar sobre a última década. Estud. av., São Paulo, v. 30, n. 87, p. 123-139, Aug. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142016000200123&script=sci_arttext. Acesso em: 19 nov. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM. Resolução n. 11, de 11 de abril de 2019. Estabelece o Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Disponível em: file:///C:/Users/DIAMANTINA/Downloads/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2011.2019%20-%20Regulamento%20dos%20cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20da%20UFVJM.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________