Retenção discente e suas causas multifatoriais: um estudo de caso no curso BC&T no norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464797

Palavras-chave:

Retenção Discente, Evasão, Ensino Superior

Resumo

Este artigo está subsidiado por uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo geral investigar as causas da retenção discente no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal, localizada em Janaúba, ao norte do estado de Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário aos discentes que se matricularam nesse curso entre o primeiro semestre do ano de 2016 e o segundo semestre de 2017. Em seus objetivos específicos, o estudo procurou caracterizar o perfil socioeconômico e étnico-racial dos discentes retidos, apenas dos participantes da pesquisa, e identificar os fatores internos e externos que contribuíram para a retenção dos mesmos. Os resultados revelaram que a infraestrutura inadequada do prédio; as estratégias didático-pedagógicas, e a má formação no ensino médio foram fatores que contribuíram para a retenção discente nesse curso. Concluiu-se que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Além disso, apesar dos avanços com relação ao acesso ao ensino superior nos governos progressistas, inferiu-se que os entraves socioeconômicos acabaram interferindo no desempenho acadêmico de alguns discentes.

Biografia do Autor

Magno Vilácio Pereira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Montes Claro, MG

Atualmente é graduando do Curso de Biblioteconomia no Centro Universitário Leonardo Da Vinci ( UNIASSELVI). Possui o título de mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes (2009). Exerce o cargo de assistente em administração na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Janaúba.

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Montes Claro, MG

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Desde 2012 é docente permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Educação - PPGEd na UFVJM, vinculada a linha de Gestão de Instituições Educacionais, tendo atuado entre 2016 e 2018 como vice-coordenadora do mesmo. Em 2020 tornou-se vice-coordenadora do NUPEDE - Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Divulgação sobre a escravidão realizando pesquisas dos fenômenos sociais acerca do mundo do trabalho e no campo educacional atravessados pelas relações etnico-raciais.

Andrey Lopes de Souza, Faculdades Integradas do Norte de Minas, Montes Claros, MG

Professor, presidente da Comissão Própria de Avaliação e coordenador do Núcleo de TCC da Faculdade Funorte de Janaúba. Foi Professor substituto em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, Campus Janaúba. Avaliador externo credenciado pelo INEP/MEC na modalidade curso de graduação. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007). Pós-graduação lato sensu em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Funorte (Em andamento). Mestre em História Social na linha de pesquisa "Trabalho e movimentos sociais", pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado em História Social pela UFU. Tem experiência e interesse pelos seguintes temas: História do Brasil República, Ensino de História, História da Educação, fonte oral, imprensa, memória, tecnologias de informação e comunicação, Educação indígena, quilombola e do campo, Movimentos sociais do campo e Desenvolvimento Regional. Professor com Certificação Nível 1 do google. Possui proficiência na utilização das ferramentas G.Suite do google for education. Foi coordenador de laboratório do Centro Vocacional Tecnológico -CVT de Jaíba, com bolsa pelo CNPq. Foi técnico em projetos educacionais da prefeitura municipal de Jaíba.

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

Silva, M. V. P. da, Sabino, G. de F. T., & Souza, A. L. de. (2023). Retenção discente e suas causas multifatoriais: um estudo de caso no curso BC&T no norte de Minas Gerais. Educação, 48(1), e12/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644464797