Student retention and its multifactorial causes: a case study in the Science and Technology bachelor’s in northern Minas Gerais.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464797

Keywords:

Student Retention, Evasion, Higher Education

Abstract

This article is supported by a master's thesis, which aimed to investigate the causes of student retention in the Bachelor of Science and Technology course at a Federal University, located in Janaúba, in the north of Minas Gerais state. As a data collection instrument, a questionnaire was applied to students who enrolled in this graduate course between the first semester of 2016 and the second semester of 2017. In its specific objectives, the study sought to characterize the socioeconomic and ethnic-racial profile of the students retained, only from the research participants, and to identify the internal and external factors that contributed to their retention. The results revealed that the building's inadequate infrastructure; didactic-pedagogical strategies, and poor training in high school were factors that contributed to student retention in this bachelor’s. It was concluded that the situations of inequality and the power relations existing in society end up being reproduced within the educational environment. In addition, despite advances in access to higher education in progressive governments, it was inferred that socioeconomic barriers were interfering with the academic performance of some students.

Author Biographies

Magno Vilácio Pereira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Montes Claro, MG

Atualmente é graduando do Curso de Biblioteconomia no Centro Universitário Leonardo Da Vinci ( UNIASSELVI). Possui o título de mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes (2009). Exerce o cargo de assistente em administração na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Janaúba.

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Montes Claro, MG

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Desde 2012 é docente permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Educação - PPGEd na UFVJM, vinculada a linha de Gestão de Instituições Educacionais, tendo atuado entre 2016 e 2018 como vice-coordenadora do mesmo. Em 2020 tornou-se vice-coordenadora do NUPEDE - Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Divulgação sobre a escravidão realizando pesquisas dos fenômenos sociais acerca do mundo do trabalho e no campo educacional atravessados pelas relações etnico-raciais.

Andrey Lopes de Souza, Faculdades Integradas do Norte de Minas, Montes Claros, MG

Professor, presidente da Comissão Própria de Avaliação e coordenador do Núcleo de TCC da Faculdade Funorte de Janaúba. Foi Professor substituto em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, Campus Janaúba. Avaliador externo credenciado pelo INEP/MEC na modalidade curso de graduação. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007). Pós-graduação lato sensu em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Funorte (Em andamento). Mestre em História Social na linha de pesquisa "Trabalho e movimentos sociais", pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado em História Social pela UFU. Tem experiência e interesse pelos seguintes temas: História do Brasil República, Ensino de História, História da Educação, fonte oral, imprensa, memória, tecnologias de informação e comunicação, Educação indígena, quilombola e do campo, Movimentos sociais do campo e Desenvolvimento Regional. Professor com Certificação Nível 1 do google. Possui proficiência na utilização das ferramentas G.Suite do google for education. Foi coordenador de laboratório do Centro Vocacional Tecnológico -CVT de Jaíba, com bolsa pelo CNPq. Foi técnico em projetos educacionais da prefeitura municipal de Jaíba.

References

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: edição 70, 2016.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). 13. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BRASIL. Decreto n. 1.904, de 13 de maio de 1996. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1996/decreto-1904-13-maio-1996. Acesso em: 23 jul. 2020.

BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio e Reestruturação das Universidades Federais-Reuni. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 16 de abr. 2018.

CHAUÍ, Marilena de Souza. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.

CISLAGHI, Renato. Um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento em um Framework para a Promoção da Permanência Discente no Ensino de Graduação. 2008. 253f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br. Acesso em: 29 out. 2019.

DIAS, Ellen Cristine Moraes; THEÓPHILO, Carlos Renato; LOPES, Maria Aparecida Soares. A Evasão no Ensino Superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES/MG. IN: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, SP. 2010. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/419.pdf. Acesso em:10 dez. 2020.

DUBET, François. O que é uma escola Justa?: a escola de oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

GODOI, Guilherme Aparecido de. A Produção do Fracasso Escolar: teorias da carência Cultura, diferença cultural e desencontro cultural. In. V Jornada Didática, IV Seminário de Pesquisa CEMAD “Saberes e práticas da docência”. Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos. Acesso em: 21 out. 2019.

GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria: revista de estudos de literatura, v. 9, p. 38-47, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912/14702. Acesso em:21 nov. 2020.

GOULART, Mariana Fortes. Conforto térmico no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá: proposta para melhoria do desempenho térmico de um antigo Caic. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-25022015-145752/pt-br.php. Acesso em: 13 abr. 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Síntese dos indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.

LIMA Jr, Paulo; OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flávia. Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em Física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br. Acesso em: 24 out. 2019.

MARCHESI, Álvaro; PÉREZ, Eva Maria. Compreensão do Fracasso Escolar. In: MARCHESI, Álvaro; GIL, Carlos Hernández. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Superior. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC, 1996.

OLIVEIRA, Adalvan Soares de. As contribuições da gestão escolar na superação da retenção na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014. Dissertação (Mestrado Profissional em educação) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.

PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1252-1267, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.phppid=S010015742017000401252&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 15 dez. 2020.

PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cad. Pesq., São Paulo (65): 72 – 77, maio de 1988. Disponível em:http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1198/1204. Acesso em:17 fev. 2021.

PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar: uma história de submissão e rebeldia. 3. ed. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1979672/mod_resource/content/1/SANTOS%20Um%20discurso%20sobre%20as%20ci%C3%Aancias_LIVRO.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Usos e abusos da mestiçagem e da raça no Brasil: uma história das teorias raciais em finais do século XIX. Afro-Ásia, n. 18, 1996. Disponível em:

https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/viewFile/20901/13519. Acesso em: 15 dez. 2020.

SILVA, Francisca Islandia Cardoso da; RODRIGUES, Janete de Páscoa; BRITO, Ahécio Kleber Araújo. Retenção Escolar no Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v.5, n. 2, ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6661. Acesso em: 24 out. 2019.

SOUSA, Luana Passos de; GUEDES, Dyeggo Rocha. A desigual divisão sexual do trabalho: um olhar sobre a última década. Estud. av., São Paulo, v. 30, n. 87, p. 123-139, Aug. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142016000200123&script=sci_arttext. Acesso em: 19 nov. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM. Resolução n. 11, de 11 de abril de 2019. Estabelece o Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Disponível em: file:///C:/Users/DIAMANTINA/Downloads/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2011.2019%20-%20Regulamento%20dos%20cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20da%20UFVJM.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

Published

2023-04-03

How to Cite

Silva, M. V. P. da, Sabino, G. de F. T., & Souza, A. L. de. (2023). Student retention and its multifactorial causes: a case study in the Science and Technology bachelor’s in northern Minas Gerais. Education, 48(1), e12/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644464797