A assistência estudantil no ensino médio integrado: uma análise sobre a evasão no curso técnico em agropecuária do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468714Palavras-chave:
Baixa condição socioeconômica, Permanência escolar, Curso técnico integrado.Resumo
Esse estudo objetivou analisar a evasão no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba, com enfoque no Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica ofertado por esta instituição. A opção teórico-metodológica do estudo se deu pela abordagem qualitativa, fazendo uso de análise bibliográfica e documental. As informações foram recolhidas nos arquivos da secretaria do ensino técnico, no setor de orientação pedagógica e no setor de serviço social do campus Rio Pomba. Como resultados desta pesquisa, tem-se um percentual (19,75%) pequeno de estudantes que evadiram e foram atendidos pelo programa de assistência estudantil, se comparado ao total de evadidos no período estudado (2013-2019). Os dados ainda mostram outras causas elencadas pelos estudantes, para sua saída da instituição (desinteresse pelo curso, jubilamento e a saudade da família). Como resultados desta pesquisa, perceberam-se os atendimentos na assistência estudantil como fortes aliados para a permanência escolar e a evasão no referido curso não tendo uma ligação direta com o não atendimento da assistência estudantil. Em contrapartida, estes resultados podem nos mostrar que a política de assistência estudantil do referido campus vem cumprindo seu papel, que é minimizar os índices de evasão e contribuir com melhores condições de permanência escolar.
Referências
BRASIL. Decreto nº. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/D7234.htm>. Acesso em: 18 Mai. 2021.
__________. MEC. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento base. Brasília, 2007.
__________. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm >. Acesso em: 17 Mai. 2021.
__________. Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf>. Acesso em: 21 Mai. 2021.
__________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plataforma Nilo Peçanha, 2019. Ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br>. Acesso em: 26 Jan. 2021.
_________. Portaria n. 185. (1997,19 de dezembro). Autoriza a Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba a ministrar, em caráter experimental, Curso Técnico Agrícola com habilitações em Agropecuária, Agricultura, Zootecnia, Agroindústria. SEMTEC – MEC. Disponível em: <http://www.cidasc.sc.gov.br/inspecao/files/2012/08/portaria-185-1997.pdf>.Acesso em 10 Jun. 2021.
__________. Lei n. 3.092, 29 de dezembro de 1956. Cria a Escola Agrícola de Rio Pomba, no Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União de 02 de janeiro de 1957. Recuperada de <http://www2.camara.leg.br>. Acesso em: 13 Jan. 2021.
__________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1991). Diretrizes de funcionamento de Escolas Agrotécnicas. Ministério da Educação. SETEC. Departamento de Políticas para a Educação Profissional. Brasília, DF. Disponível em : <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002318.pdf>. Acesso em: 05 Jan.2021.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memórias e de identidade. Trabalho necessário, v.3, n.3, 2005. Disponível em: . Acesso Acesso em: 26 Out. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE nº 16/99 – CEB – Aprovado em 5.10.99: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/legisla_rede_parecer1699.pdf >.Acesso em: 13 Jan. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE nº 06/12 – CEB – Aprovado em 4.09.12: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 2012. Disponível em: <http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Resolu%C3%A7%C3%A3oCNE_CEB-06_2012.pdf >.Acesso em: 13 Jan. 2021.
CARVALHO, Viviam de Paiva. De Escola Agrotécnica a Instituto Federal – CAMPUS Rio Pomba: contribuição para o desenvolvimento local. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Fundação Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2018.
DORE, Rosemary; LUSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp.770-789. ISSN 0100-1574. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300007.
IF SUDESTE MG. Diretrizes da Assistência Estudantil do IF Sudeste MG, 2015. Juiz de Fora: 2015. Disponível em:. <https://www.ifsudestemg.edu.br/documentosinstitucionais/unidades/juizdefora/gestao-de-pessoas/boletins-de-servico/2015/bs-junho-2015.pdf>. Acesso em: 19 Out. 2020.
__________. Edital nº 01/2019, de 01 de fevereiro de 2019 – Processo de Seleção do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica. Rio Pomba, MG, 2019. Disponível em: <https://www.ifsudestemg.edu.br/editais/riopomba/assistencia-estudantil/2019-01-assistencia-estudantil/edital_2019 >.Acesso em: 29 Out. 2019.
__________. Projeto Pedagógico de Curso: Curso Técnico Integrado em Agropecuária. Rio Pomba: 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 Mai.2021.
__________. Plano Estratégico Para a Permanência e Êxito dos Estudantes do IF Sudeste MG. Juiz de Fora: 2016. Disponível em: <https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/unidades/reitoria/pro-reitorias/ensino/documentos-gerais/plano-permanencia-e-exito-final_1_0.pdf >. Acesso em: 30 Jan. 2021.
LÜSCHER, Ana Zuleima; DORE, Rosemary. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 1, p. 147-76, 2011.
MACHADO, Márcia Rodrigues. A evasão nos cursos de agropecuária e informática/nível técnico da escola agrotécnica federal de Inconfidentes, MG (2002 a 2006). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em:<https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8676/1/2009_MarciaRodriguesMachado.pdf >. Acesso em: 10 Jun. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf>. Acesso em: 08 Jan. 2021.
PEREIRA, Potyara A. P. Discussões Conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In: Políticas Sociais no Capitalismo: Tendências Contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
SOUZA, J.A.de. Na Travessia: Assistência Estudantil na Educação Profissional. As interfaces das Políticas de Assistência Social e Educação. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília,2017.
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________