Fatores associados à evasão, conclusão, mobilidade e retenção na Universidade Federal da Fronteira Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470956

Palavras-chave:

ensino superior, conclusão, evasão, mobilidade

Resumo

Este trabalho objetiva investigar fatores relacionados com a trajetória de uma coorte de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. Foi investigada a associação entre características socioeconômicas dos estudantes, aspectos pré-universitários e aspectos institucionais com a conclusão, evasão, mobilidade acadêmica e retenção em um estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul, que possui mais de 90% dos universitários oriundos de escola pública. Observou-se a situação de matrícula no segundo semestre de 2019 de 1.882 estudantes que ingressaram na Instituição em 2013 por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. Desse grupo, 11,2% ainda permaneciam na Instituição (retenção); 27,4% haviam concluído; 54,6% evadiram e 6,9% haviam transferido para outro curso na mesma ou em outra Instituição (mobilidade). Foram realizadas análises descritivas bivariadas a partir de dados secundários obtidos na própria Instituição. Os resultados encontrados indicam que as características da instituição, dos cursos e as características pré-universitárias dos estudantes, como o tipo de escola frequentada no Ensino Médio, fazem diferença na trajetória dos estudantes. Da mesma forma, observou-se que homens, não-brancos e estudantes mais velhos evadem mais. Por outro lado, estudantes que recebem apoio social e que moram na zona rural concluem mais. 

Biografia do Autor

Rosileia Nierotka, Federal University of Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Assistente Social na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC, Brasil.

karina Carrasqueira, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Pós-doutoranda (PNPD/CAPES) no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

 

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Publicado

2024-02-17

Como Citar

Nierotka, R., & Carrasqueira, karina. (2024). Fatores associados à evasão, conclusão, mobilidade e retenção na Universidade Federal da Fronteira Sul . Educação, 49(1), e35/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644470956