As pesquisas em Educação Hospitalar: um panorama do conhecimento na BDTD (2008-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644456925Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar, Classe hospitalar, Atendimento educacional domiciliar.Resumo
Uma das formas de contribuir no preenchimento das lacunas do atendimento educacional hospitalar e domiciliar consiste em revisar os pressupostos investigativos que sustentam o seu campo de pesquisa. Na intenção de aprofundar esse debate, este estudo teve como objetivo apresentar um panorama do conhecimento acerca dos aspectos circunstanciais, institucionais e temático-metodológicos presentes no campo de pesquisa sobre Educação Hospitalar no país. A metodologia contemplou o levantamento bibliográfico de teses e dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2019. O corpus bibliográfico foi composto de 108 pesquisas analisadas conforme os pressupostos temático-dedutivos da análise de conteúdo. Os resultados circunstanciais indicaram o predomínio de dissertações em relação às teses, com maior incidência nas regiões Sudeste e Sul. Em relação à natureza institucional, as pesquisas concentraram-se nas Instituições públicas e em Programas de Pós-Graduação em Educação. As temáticas expressaram interesse pela formação de professores, ludoterapia, mediação pedagógica por meio de tecnologias da informação e comunicação e experiências e significados da hospitalização infantil. As metodologias privilegiaram investigações exploratórias de abordagem qualitativa, como os estudos de campo e estudos de caso. As análises assinalaram subsídios temático-metodológicos pertinentes para o desenvolvimento de teorias e métodos de pesquisa cada vez mais integrados e específicos ao contexto educacional hospitalar e domiciliar.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a03n113.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 39-50.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS, Alessandra Santana Soares e; GUEUDEVILLE, Rosane Santos; VIEIRA, Sônia Chagas. Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 335-354, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v17n2/a11rbeev17n2.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/tutorial-sucupira/documentos/Portaria389-2017_doutoradoprofissional.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação. Documento de Área – Educação. CAPES, Brasília, 2019a. Disponível em: http://capes.gov.br/images/educacao_doc_area_2.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação. Documento de Área – Enfermagem. CAPES, Brasília, 2019b. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/ENFERMAGEM.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação. Documento de Área – Saúde Coletiva. CAPES, Brasília, 2019c. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/SAUDE_COLETIVA.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
FONSECA, Eneida Simões da. Encontros nacionais e informativos semestrais sobre atendimento escolar hospitalar: contribuições aos professores? Anais do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 1. Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17322_8949.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
FONSECA, Eneida Simões da; ARAÚJO, Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque; LADEIRA, Carla Bronzo. Atendimento escolar hospitalar: trajetória pela fundamentação científica e legal. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 24, Edição Especial, p. 101-116, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v24nspe/1413-6538-rbee-24-spe-0101.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 5. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Elizete Lúcia Moreira Matos (Org.). 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. p. 261- 297.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins; SIMÕES, Regina Rovigati. Educação escolar hospitalar: o que mostram as pesquisas? Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 19, n. 3, p. 447-464, jul-set., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n3/10.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
TINÓS, Lúcia Maria Santos et al. Revisão sistemática sobre a publicação científica brasileira na base de dados SciELO sobre pedagogia hospitalar. Revista Debates em Educação, v. 10, n. 20, p. 238-254, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4094/0. Acesso em: 30 ago. 2020.
TRAD, Leny Alves Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000300013.
Acesso em: 22 set. 2020.
XAVIER, Thaís Grilo Moreira et al. Classe hospitalar: produção do conhecimento em saúde e educação. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 19, n. 4, p. 611-622, out-dez., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n4/v19n4a10.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
ZAIAS, Elismara; PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análises de teses e dissertações. Educação Unisinos, v. 14, n. 3, p. 222-232, 2010. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/701. Acesso em: 30 ago. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________