As pesquisas em Educação Hospitalar: um panorama do conhecimento na BDTD (2008-2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644456925

Palabras clave:

Pedagogia hospitalar, Classe hospitalar, Atendimento educacional domiciliar.

Resumen

Uma das formas de contribuir no preenchimento das lacunas do atendimento educacional hospitalar e domiciliar consiste em revisar os pressupostos investigativos que sustentam o seu campo de pesquisa. Na intenção de aprofundar esse debate, este estudo teve como objetivo apresentar um panorama do conhecimento acerca dos aspectos circunstanciais, institucionais e temático-metodológicos presentes no campo de pesquisa sobre Educação Hospitalar no país. A metodologia contemplou o levantamento bibliográfico de teses e dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2019. O corpus bibliográfico foi composto de 108 pesquisas analisadas conforme os pressupostos temático-dedutivos da análise de conteúdo. Os resultados circunstanciais indicaram o predomínio de dissertações em relação às teses, com maior incidência nas regiões Sudeste e Sul. Em relação à natureza institucional, as pesquisas concentraram-se nas Instituições públicas e em Programas de Pós-Graduação em Educação. As temáticas expressaram interesse pela formação de professores, ludoterapia, mediação pedagógica por meio de tecnologias da informação e comunicação e experiências e significados da hospitalização infantil. As metodologias privilegiaram investigações exploratórias de abordagem qualitativa, como os estudos de campo e estudos de caso. As análises assinalaram subsídios temático-metodológicos pertinentes para o desenvolvimento de teorias e métodos de pesquisa cada vez mais integrados e específicos ao contexto educacional hospitalar e domiciliar.

Biografía del autor/a

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação (PPGE/UFT).

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática (1995), Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba (1998), Mestre em Educação pela Uniso (2003), Doutora em Educação pela Unimep (2008) e Pós-Doutora em Educação pela UEPA (2019). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia e no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes.

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Pereira, R. T., & Rolim, C. L. A. (2022). As pesquisas em Educação Hospitalar: um panorama do conhecimento na BDTD (2008-2019). Educación, 47(1), e76/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644456925