Educação (em tempo) Integral e Proteção Social na Baixada Fluminense: Retratos de uma Trajetória Conjunta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644452421

Palavras-chave:

Educação em tempo integral, Vulnerabilidade social, Proteção social.

Resumo

No Brasil, a trajetória desigual e injusta de grande parte dos estudantes vem contribuindo para que, no contexto das políticas públicas em educação, avancem as discussões acerca da necessidade de ampliar a jornada escolar para o tempo integral.

A oferta do tempo integral, tendo como uma de suas intenções o oferecimento de maiores oportunidades educacionais, vem sendo, cada vez mais, associada ao atendimento a alunos em situação de vulnerabilidade social, condição essa associada à ideia de proteção social. Sob essa perspectiva, este trabalho – que tem como objetivo discutir as relações entre educação em tempo integral e proteção social, no contexto da educação básica pública – partindo de pesquisas bibliográfica e documental, delimita como campo de investigação uma escola pública, localizada na Baixada Fluminense, que desenvolve uma proposta de educação em tempo integral e cuja maioria dos alunos vivencia, em maior ou menor grau, a condição de vulnerabilidade social. A partir de discussões teóricas, o artigo apresenta o conceito de proteção social como relacionado não apenas à concretude da sobrevivência humana, englobando, também, aspectos que buscam assegurar uma cidadania plena, como as condições socioculturais, dentre as quais a educação se insere. Revela ainda, entre seus resultados, que a proposta de educação em tempo integral pesquisada, ao oferecer uma formação escolar mais ampla, caminha na direção da inclusão social e da garantia dos direitos sociais, assumindo assim um caráter de política de proteção social, matéria relevante, tendo em vista as dinâmicas de desigualdade fortemente estruturadas em nosso país.

Biografia do Autor

Margareth Correa Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Integrante do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO)

Janaina Specht da Silva Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Professoa titular do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/Unirio).

Referências

ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

ARROYO, Miguel G. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 33-45.

AZEVEDO, Darana Carvalho de; BURLANDY, Luciene. Política de combate à pobreza no Brasil, concepções e estratégias. Revista Katál. Florianópolis, v.13, n.2, p. 201-209, jul./dez. 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: mar.2019.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, DF- 16 de jul. 1990 e retificado em 27 de jul. 1990.

BRASIL. Lei n° 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da assistência social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8742compilado.htm Acesso em: 29 mai.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas., Brasília, DF, s.d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em 10 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF- 21 de jun. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial Nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação. Brasília, DF, 2007a.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social/2004. Brasília. Nov. 2005. (reimpresso em maio de 2009). Disponível em: http://www.sesc.com.br/mesabrasil/doc/Pol%C3%ADtica-Nacional.pdf. Acesso em 10 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, DF, 2014b.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Educação (PME): Impactos na Educação Integral e Integrada. Mesquita/RJ. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2016. Disponível em: http://inep.gov.br/ideb

BRASIL. Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). FBPS. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atlas da Violência 2017. Rio de Janeiro, RJ, 2017. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/2/2017. Acesso em 10 nov. 2017.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007.

DELGADO, Guilherme; JACOUD, Luciana; NOGUEIRA, Roberto Passos. Seguridade Social: redefinindo o alcance da cidadania. IPEA. Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise. Brasília. V. 1, n.17, p. 17-37. 2008. Disponível em: http://www.en.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/politicas_sociais/bps_completo_1_7e.pdf. Acesso em 10 nov. 2017.

DUQUE, Gisele Bastos Tavares. Currículo integrado em uma proposta de educação integral em tempo integral no município de Mesquita (RJ): entre o escrito e o vivido. RJ, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, Maria Cristina. MOURA, Maria Lucia Seidl. Projetos de Pesquisa. Elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. V.6, n.46, jan./abr. 2011.

GIOLO, Jaime. Educação de tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate. In MOLL, Jaqueline Moll (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 94-105.

GUARÁ, Isa Maria F. R. É imprescindível educar integralmente. Cadernos CENPEC. São Paulo, n. 2, p. 15-24, 2006.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas: Unicamp. ano XXI, nº 55, p. 30-41, nov. 2001.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Informações gerais sobre todos os municípios do Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/mesquita/panorama. Acesso em 6 out. 2017.

KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v.10, n.15, p. 124-136, jun. 2004.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Políticas públicas, tempo, escola. In COELHO, L. M. C. da C (Org.). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. DP et Alli: Petrópolis/RJ: FAPERJ, 2009, p. 53-68.

COAUTOR(A), 2012.

COAUTOR(A) e OUTROS, 2018.

MONTEIRO, Simone Rocha da Rocha Pires. O marco conceitual da vulnerabilidade social. Revista Sociedade em Debate. Pelotas, p. 29-40, jul./dez., 2011.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOTA JUNIOR, William Pessoa da. MAUÉS, Olgaíses Cabral. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Revista Educação &Realidade, Porto alegre, v.39, n.4, out/dez. 2014.

NUNES, Clarice. Anísio Teixeira. Coleção Pensadores. Recife: Fundação João Nabuco - Massangana, 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e regulação no contexto latino-americano: Argentina, Brasil e Chile. Revista Linhas Críticas. Brasília, v.15, n.28, p. 45-62. jan./jun. 2009.

OLIVEIRA, Luana Gomes de. A formação continuada no âmbito do Programa Mais Educação no município de Mesquita-RJ. RJ, 2014, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

PARO, Vítor Henrique. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa (Org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: FAPERJ, 2009, p. 13-20.

PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Sobre a Política de Assistência Social no Brasil. In BRAVO, M. I. S; PEREIRA, P. A. (org.). Política social e democracia, 2. ed. - São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2002.

POCHMANN, Marcio. Proteção Social na Periferia do Capitalismo: considerações sobre o Brasil. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, n. 18, p. 3-16, 2004.

RIBEIRO, Carlos Costa. Desigualdade de Oportunidades e Resultados Educacionais no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 54, n. 1, p. 41- 87, 2011.

RIO DE JANEIRO (Estado) ISP – Instituto de Segurança Pública. 2016. Disponível em: http://www.isp.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=155. Acessado em: 08 out. 2017.

SEMZEZEM, Priscila; ALVES, Jolinda de Moraes. Vulnerabilidade social, abordagem territorial e proteção na política de assistência social. Serviço Social em Revista. Londrina, v.16, n.1, p. 143 – 166, jul./dez. 2013.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

SPOSATI, Aldaíza. Tendências latino-americanas da política social pública no século 21. Revista Katál, Florianópolis. V.14, n.1, p. 104-115, jan./jun.2011.

SPOSATI, Aldaíza. Proteção social e seguridade social no Brasil: pautas para o trabalho do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.116, p. 652-674, out/dez. 2013

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Silva, M. C., & Menezes, J. S. da S. (2022). Educação (em tempo) Integral e Proteção Social na Baixada Fluminense: Retratos de uma Trajetória Conjunta. Educação, 47(1), e26/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644452421