O QUE PODE FAZER UM ESTAGIÁRIO DE PSICOLOGIA NA ESCOLA? PROBLEMATIZANDO PRATICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444817Palavras-chave:
Psicologia escolar, Relações Interpessoais, Formação acadêmica.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464444817
A psicologia escolar é uma ênfase de trabalho do psicólogo dedicada a integrar ações que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os atores envolvidos no contexto educacional. O psicólogo tem a função de rever constantemente as concepções e práticas profissionais de modo que elas possam dar conta da complexidade dessa realidade, ampliando a concepção da queixa escolar para que se identifiquem os demais fatores associados a estas queixas. Este trabalho apresenta um relato de intervenções realizadas durante um estágio em psicologia escolar em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do interior do RS. Dentre as intervenções realizadas estão a orientação psicossocial a pais, professores e alunos; trabalho com grupos na escola; acompanhamento psicológico e intervenções nas turmas. A partir dessas ações, percebeu-se a necessidade inicial de conscientização em relação ao papel do psicólogo nesse contexto, e maior aceitação de um trabalho não exclusivamente clínico, por parte da comunidade escolar. Todos demonstraram interesse em atividades preventivas quanto às dificuldades escolares e emocionais. Discutem-se as práticas do psicólogo e do estagiário de Psicologia nesse contexto no que diz respeito à educação e à saúde em sentido amplo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________