Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439257

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Currículo escolar, Interculturalidade.

Resumo

A Educação em Direitos Humanos está no cerne da problemática deste artigo, dada a relação dialógica entre as políticas educacionais, currículos e percepções dos estudantes. O método dialético orientou essa pesquisa, com base em uma abordagem qualitativa que incluiu pesquisas empíricas, integrando a escuta de percepções de mais de quatrocentos estudantes do ensino médio e a análise de documentos de políticas públicas e projetos pedagógicos de nove escolas de educação básica. A análise de documentos e percepções de jovens ajuda a identificar a fragilidade da aprendizagem e da experiência dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. Os alunos demonstram suas expectativas em relação à Educação em Direitos Humanos, exigindo maior espaço para participação, tratamento igualitário, liberdade de expressão e questionamento. A Educação em Direitos Humanos no currículo também permitiria um diálogo entre igualdade e diferença na perspectiva crítica intercultural.

Biografia do Autor

Ana Maria Eyng, PUC/PR

Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Pública/Estudos de Minorias (UFP-PT), Doutora em Pedagogia(UAB-ES),Mestre em Inovação e Sistema educativo(UAB-ES), Mestre em Pedagogia Universitária(PUCPR), Bolsista de Produtividade CNPq/Brasil, Professora Titular e Pesquisadora no PPGE/PUCPR.

Jéssica Adriane Pianezzola da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Mestre em Educação, pedagoga e professora da Educação Básica.

João Casqueira Cardoso

João Casqueira Cardoso (nascido em 1968) é Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa. Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e Doutor em Direito pela Universidade de Paris X. Trabalhou na Organização Internacional do Trabalho, no Conselho da Europa e na União Europeia e atualmente é coordenador de pesquisa na área de estudos minoritários e Direito Internacional e Comparativo.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Eyng, A. M., Silva, J. A. P. da, & Cardoso, J. C. (2021). Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites. Educação, 46(1), e2/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644439257