A visão dos alunos da educação profissional de nível médio sobre as políticas de permanência estudantil no IFPA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644434876Palavras-chave:
Políticas de Permanência Estudantil, Educação Profissional de Nível Médio, Instituto Federal de Educação do Pará.Resumo
O texto integra uma pesquisa de mestrado que busca analisar a implementação das políticas de permanência no interior de um dos campi do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), demarcadas no estudo como as ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil. A abordagem é qualitativa, desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso, e utiliza-se dos instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com seis alunos dos cursos de educação profissional de nível médio integrado e subsequente; situa-se as visões destes alunos sobre as políticas de permanência e, no que diz respeito às unidades de análise temática, sobre a escolha das ações e a permanência no curso. Os dados revelam que no campus do IFPA há a promoção do Fórum Interno Estudantil para a escolhas das ações integrando os alunos dos cursos de nível médio, mas que precisa aprimorar os mecanismos de participação em atenção às necessidades dos alunos. Identificou-se que os alunos atribuem à política de assistência estudantil estrita influência com a permanência no curso. Conclui-se que no campus as políticas de permanência se restringirem ao pagamento de auxílios financeiros, restringe-se a esta frente pelas limitações orçamentáriasReferências
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