Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644423488Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, História Oral, formação docente, pesquisa e extensãoResumo
O presente artigo visa socializar reflexões sobre processos de formação/ação docente, tomando por referência a narrativa de professores atuantes na Educação Básica sobre metodologias de ensino desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e consideradas positivas. Retrata pesquisa apoiada na história oral, desenvolvida por dois professores universitários, mediante a necessidade de superação da visão acrítica observada na maioria dos “futuros professores” relacionada ao Estágio Supervisionado. Os estagiários realizaram entrevistas orais com os professores atuantes em diferentes níveis e áreas do saber, acerca das metodologias de ensino; exposição de pôsteres divulgando as mesmas; e, ainda, realização de oficinas pedagógicas adaptando as diferentes metodologias à conteúdos da geografia escolar. A experiência metodológica se mostrou enriquecedora tanto para os professores, quanto para os alunos envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________