Os saberes da experiência: uma aproximação necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423210

Palavras-chave:

história oral, saberes da docência, formação de professores

Resumo

Este estudo parte do pressuposto de que o contato com os saberes da experiência, por meio da aproximação com uma professora em exercício, via metodologia de história oral, pode oferecer um caminho interessante no processo formativo de professores para a educação básica. Os saberes docentes que entrecruzam essa metodologia, buscam uma reflexão e mudança de significados da prática e formação docente. Na parceria de uma professora em exercício e outra em formação, objetivou-se a construção de saberes necessários à prática educativa. Os saberes que constituem a docência, dentre eles o da experiência, traduziram importantes aprendizagens nesse processo, pois exigiram momentos de reflexão entre as duas profissionais envolvidas. Num processo de autorreflexão, de aprender com a experiência do outro e ouvindo o outro, saberes foram construídos e aprendidos.

Biografia do Autor

Larissa Chagas de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG. Foi bolsista dos programas PET / Biologia (Programa de Educação Tutorial ) e PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) onde realizou atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal - UFU/ MG onde desenvolve projeto de dissertação com a temática de atributos e estratégias reprodutivas de uma espécie de Melastomataceae. Apresenta grande interesse nas áreas de pesquisa e ensino de botânica e ecologia.

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia (1997).Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Coordenadora do Núcleo de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas - NESPE/FACED/UFU. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar: Educação do Campo do PIBID/UFU. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional - GEPAE/UFU. Autora do livro: A pesquisa e a prática pedagógica no curso de pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática, fruto da tese de doutorado (2011).

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

de Oliveira, L. C., & Coimbra, C. L. (2017). Os saberes da experiência: uma aproximação necessária. Educação, 42(3), 705–716. https://doi.org/10.5902/1984644423210

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.