Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionado

Autores/as

  • Vilmar José Borges Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Maria dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423488

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, História Oral, formação docente, pesquisa e extensão

Resumen

O presente artigo visa socializar reflexões sobre processos de formação/ação docente, tomando por referência a narrativa de professores atuantes na Educação Básica sobre metodologias de ensino desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e consideradas positivas. Retrata pesquisa apoiada na história oral, desenvolvida por dois professores universitários, mediante a necessidade de superação da visão acrítica observada na maioria dos “futuros professores” relacionada ao Estágio Supervisionado. Os estagiários realizaram entrevistas orais com os professores atuantes em diferentes níveis e áreas do saber, acerca das metodologias de ensino; exposição de pôsteres divulgando as mesmas; e, ainda, realização de oficinas pedagógicas adaptando as diferentes metodologias à conteúdos da geografia escolar. A experiência metodológica se mostrou enriquecedora tanto para os professores, quanto para os alunos envolvidos.

Biografía del autor/a

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Geografia, Mestre e Doutor em Educação. Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, responsável pelas disciplinas Estágio Supervisionado e Tópicos Especiais do Ensino de Geografia.

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Área de atuação: Estágio Supervisionado, História da Educação, História Oral.

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

Borges, V. J., & Santos, S. M. dos. (2017). Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: memórias vivenciadas no estágio supervisionado. Educación, 42(2), 361–372. https://doi.org/10.5902/1984644423488

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.