Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História

Autores

  • Jorge Luiz da Cunha Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
  • Lisliane dos Santos Cardôzo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418702

Palavras-chave:

Ensino de História, Trabalho do professor, (Auto)biografia.

Resumo

Através da identidade narrativa de professores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nosso objetivo, neste artigo, foi pesquisar como a formação inicial tem implicado no trabalho de cada um deles, em suas trajetórias de vida e como cada sujeito interpreta o lugar social do Ensino de História. A identidade narrativa teve destaque por meio da abordagem (auto)biográfica. Entendemos que a ciência histórica pode ter um papel orientador, na contemporaneidade, através da consciência histórica. O Ensino de História só pode ter um papel orientador estando inserido na cultura histórica. E, assim, envolvendo questões morais, éticas, pedagógicas, existenciais, entre outras, é que podemos constituir sentido histórico para orientar a vida e a capacidade de aprender historicamente. O aprendizado histórico não compreende só aprender conteúdos do passado, é um engajamento do sujeito social que se entende pela História, interpretando a História objetiva e subjetivamente.

Biografia do Autor

Jorge Luiz da Cunha, Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em História Medieval e Moderna Contemporânea - Universität Hamburg. Mestre em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.

Lisliane dos Santos Cardôzo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Mestra em Educação e bacharel licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria e professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Cunha, J. L. da, & Cardôzo, L. dos S. (2015). Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História. Educação, 40(3), 529–544. https://doi.org/10.5902/1984644418702

Edição

Seção

Dossiê: Educação Histórica e Ensino de História