<b>Trabalhos colaborativos na formação de professores da educação de jovens e adultos</b>

Autores

  • Mariglei Severo Maraschin Professora do sistema público estadual e particular
  • Cláudia Ribeiro Bellochio

Palavras-chave:

Teacher’s Preparation, Young and Adult Education, Action-Research.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, a contribuição de trabalhos colaborativos no desenvolvimento profissional desses professores. O grupo de estudo foi constituído de professores atuantes em EJA que se dispuseram a aprender colaborativamente e a compartilhar saberes e experiências, promovendo uma reflexão crítica, assentada em referenciais teóricos, sobre a sua prática. Fundamentado na investigação-ação, o grupo de professores reunia-se quinzenalmente para planejar e realizar ações. Através da reflexão, momento em que eram construídas problematizações pontuais sobre o trabalho realizado, foi possível produzir conhecimentos acerca da formação de professores e da educação de jovens e adultos. O grupo colaborativo impulsionou o desenvolvimento profissional das professoras, que relataram ter assumido novas posturas como: ruptura com antigas práticas, desenvolvimento pessoal, crença na possibilidade da mudança, construção coletiva de novos conhecimentos, produção de um trabalho inovador, compromisso de estudar e coragem para a divulgação de seus trabalhos pedagógicos em EJA. Palavras-chave: Formação do Professor. Educação de Jovens e Adultos. Investigação-Ação.

Downloads

Como Citar

Maraschin, M. S., & Bellochio, C. R. (2010). <b>Trabalhos colaborativos na formação de professores da educação de jovens e adultos</b>. Educação, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1574

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua