O impulso formativo do pensamento crítico: racionalidade, verdade e constelação.

Autores

  • Mauricio João Farinon Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414823

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O ensaio analisa a concepção de pensamento e subjetividade em Theodor Adorno, indicando os desafios educacionais que surgem dessa concepção. Defende uma concepção de verdade definida na dinamicidade histórica. A contraposição entre conhecimento e procedimento, as noções de evidência, constelação e conteúdo de verdade, são decisivas para caracterizar o pensamento pós-metafísico e indicar os desafios na formação do sujeito segundo Adorno. Quando o conhecimento perde seu lugar pelo ideal de procedimento eficaz, ocorre o retardo da consciência, e a força do sujeito é abalada. A possível condição para reverter tal caracterização é admitir a ausência de evidência como impulso ao esclarecimento. Neste ponto é que se situa a noção de constelação e conteúdo de verdade e o impulso formativo do pensamento crítico.

Biografia do Autor

Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Mestre em Filosofia e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação - da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

Farinon, M. J. (2014). O impulso formativo do pensamento crítico: racionalidade, verdade e constelação. Educação, 40(1), 131–142. https://doi.org/10.5902/1984644414823

Edição

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