Amamentação: a influência familiar e o papel dos profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210631

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Família, Pessoal de saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a influência familiar na amamentação e refletir sobre o papel dos profissionais de saúde nessa prática. Método: pesquisa qualitativa descritiva, utilizando pressupostos da pesquisa participante, com 21 puérperas em aleitamento materno exclusivo ou complementar. Os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados pela análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: as experiências da mulher e de pessoas ligadas à mesma exercem forte influência no ato de amamentar. A prática efetiva da amamentação envolve o (re)aprendizado da mulher e o apoio da família e dos profissionais de saúde. Considerações finais: os profissionais de saúde devem aproximar a família das ações que envolvem a amamentação, de modo a conhecer os saberes e experiências que permeiam esta prática e implementar ações que possam promovê-la, protegê-la e apoiá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisie Alende Prates, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM - Linha de Pesquisa: Saberes e práticas de cuidado à saúde da mulher nos diferentes ciclos de vida da UFSM.

Joice Moreira Schmalfuss, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Enfermagem pela UFRGS. Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó/SC e docente do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Mulher da UNIPAMPA.

Jussara Mendes Lipinski, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta da UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS e docente do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Mulher da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf. FORS)-UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Prates, L. A., Schmalfuss, J. M., & Lipinski, J. M. (2014). Amamentação: a influência familiar e o papel dos profissionais de saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 359–367. https://doi.org/10.5902/2179769210631

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.