Conhecimento das mulheres que participam dos grupos virtuais hospedados no facebook sobre o aleitamento materno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769267786

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Leite humano, Redes sociais online, Serviços de saúde materno-infantil, Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento das mulheres que participam de grupos virtuais hospedados no Facebook sobre o aleitamento materno. Método: pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, realizada no período de setembro a novembro de 2020, com 15 mulheres que participam de grupos inscritos no Facebook que abordam a temática aleitamento materno. Os dados foram coletados por meio do Google Forms e, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: as participantes demonstraram conhecimento sobre os benefícios do aleitamento materno, a pega e o posicionamento correto ao seio. Elas compreendem o conceito de aleitamento materno exclusivo e livre demanda. O discurso recorrente como motivador para participação dos grupos virtuais baseia-se na busca de conhecimento. Conclusão: a educação em saúde tem sua importância reafirmada pelas participantes ao apontarem que as informações sobre o aleitamento materno foram obtidas predominantemente por meio dos serviços de saúde e estratégias, como curso/grupo de gestantes.

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Biografia do Autor

Melissa Hartmann, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Enfermeira, Residente em Enfermagem Obstétrica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Juliane Portella Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas de Família, Enfermagem e Saúde (GEPEFES).

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Publicado

2022-06-02 — Atualizado em 2022-08-08

Versões

Como Citar

Hartmann, M., & Ribeiro, J. P. (2022). Conhecimento das mulheres que participam dos grupos virtuais hospedados no facebook sobre o aleitamento materno. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e20. https://doi.org/10.5902/2179769267786 (Original work published 2º de junho de 2022)

Edição

Seção

Artigos Originais

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