Criança hospitalizada: perspectivas para o cuidado compartilhado entre enfermagem e família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769226333

Palavras-chave:

Cuidado da criança, Humanização da assistência, Pediatria, Criança hospitalizada, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar os aspectos que contribuem ou dificultam o cuidado compartilhado entre a família da criança hospitalizada e os profissionais de enfermagem. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 20 familiares de crianças hospitalizadas e 20 profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à Análise Temática. Resultados: a categoria Perspectivas para o cuidado compartilhado entre enfermagem e família constitui-se por: Aspectos que dificultam o cuidado compartilhado, destacando que o hospital limita as ações de cuidado dos familiares gerando-lhes sentimento de impotência; e Aspectos que contribuem para o cuidado compartilhado, ressaltando que compartilhar informações com o familiar propicia a sensação de respeito e valorização como coparticipante no cuidado. Conclusão: a família confere à enfermagem papel de referência e apoio, por essa razão a mesma encontra-se em lugar privilegiado para valorizar o protagonismo dos familiares e contribuir na efetivação do cuidado compartilhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Portella Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Doutora em Filosofia. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Maira Buss Thofehrn, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutora em Filosofia.Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Marina Soares Mota, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Leticia Silveira Cardoso, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Susana Cecagno, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutoranda em Enfermagem.  Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Ribeiro, J. P., Gomes, G. C., Thofehrn, M. B., Mota, M. S., Cardoso, L. S., & Cecagno, S. (2017). Criança hospitalizada: perspectivas para o cuidado compartilhado entre enfermagem e família. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(3), 350–362. https://doi.org/10.5902/2179769226333

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>