Gênero e sexualidade: influências na prevenção das DSTs/AIDS e as contribuições para a enfermagem

Autores

  • Graciela Dutra Sehnem Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Joice Moreira Schmalfuss Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC
  • Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Fabiani Weiss Pereira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Jussara Mendes Lipinski Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Lisiani Bogorni Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769212408

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Enfermagem

Resumo

10.5902/2179769212408

Objetivo: conhecer como a construção de gênero e de sexualidade influencia na prevenção das DSTs/AIDS de mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Uruguaiana. Método: pesquisa de campo, descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 12 mulheres atendidas em uma UBS. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Pampa, sob o número 58422. Os dados encontrados foram submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: elencaram-se duas categorias temáticas, a construção do ser mulher e as percepções acerca da sexualidade feminina. Conclusão: a enfermagem tem um papel fundamental na contribuição para o processo de empoderamento das mulheres em relação a sua saúde, já que estas demonstram uma vulnerabilidade no que diz respeito à tomada de decisão para utilização de práticas preventivas de DSTs/AIDS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Dutra Sehnem, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem da UFSM. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Assistente II pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)-Campus Uruguaiana/RS e docente do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Mulher pela UNIPAMPA.

Joice Moreira Schmalfuss, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó e docente do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Membro da diretoria e sócia da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), seção RS.

Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Enfermeira no Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Tutora de Núcleo do Programa de Residência Multiprossional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fabiani Weiss Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de Rio Grande (PPGEnf/FURG).

Jussara Mendes Lipinski, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)-Campus Uruguaiana/RS e docente do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Mulher pela UNIPAMPA.

Lisiani Bogorni, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)-Campus Uruguaiana/RS.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Sehnem, G. D., Schmalfuss, J. M., Bonadiman, P. de O. B., Pereira, F. W., Lipinski, J. M., & Bogorni, L. (2015). Gênero e sexualidade: influências na prevenção das DSTs/AIDS e as contribuições para a enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 678–688. https://doi.org/10.5902/2179769212408

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.