Produção acadêmica da enfermagem acerca dos temas HIV e aids: um estudo histórico-social.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769235114

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Monografia.

Resumo

Objetivo: conhecer os trabalhos de conclusão de curso sobre a temática HIV/aids no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2017. Método: pesquisa qualitativa, histórico-social, de fontes documentais acerca da temática HIV/aids no Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. Resultados: foram levantados 773 trabalhos de conclusão do cursos, sendo que 25 (3,23%) se enquadravam na temática. Identificaram-se estudos voltados a assistência de pacientes com HIV, promoção à saúde de adolescentes, e os riscos dos profissionais da área da saúde. Considerações finais: observou-se que o tema ainda é pouco investigado nos trabalhos de conclusão de curso, apesar da ampliação nos últimos três anos, faz-se necessário a realização de pesquisas que contribuam para redução do estigma social da doença e também que possam auxiliar na promoção e prevenção da saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfany Petry, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Gabriela Beims Gapski, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

Brasil. Conselho Nacional De Educação. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem [Internet]. 2001 [acesso em 2018 jun 16]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Zampieri VH, Santin JC, Sousa KMC, Lopes HSS, Sanches S, Silva HN, et al. Contribuições da iniciação científica no aprendizado e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior. Rev Nativa [Internet]. 2018 [acesso em 2018 set 28];7(1):76-83. Disponível em: https://docplayer.com.br/135183205-Contribuicoes-da-iniciacao-cientifica-no-aprendizado-e-desenvolvimento-dos-estudantes-no-ensino-superior.html

Teixeira, E. Em tempos de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2017 [acesso em 2018 set 28];7(2):3-4. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/28859

Spindola T, Vileti JL, Henrique NN, Costa PS, Clos AC. A produção científica nas monografias de conclusão da graduação em enfermagem de uma instituição pública. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2011 out-dez [acesso em 2018 jul 11];19(4):610-5. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v19n4/v19n4a18.pdf

Moraes A, Guariente MHDM, Garanhani ML, Carvalho BG. The nurse training in research in the undergraduate education: teaching perceptions. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2018 jul 11];71(Suppl 4):1556-63. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001556&lng=pt

Azevedo IC, Silva RCL, Carvalho DPSRP, Cruz GKP, Lima JVH, Ferreira Júnior MAF. Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2018 jun [acesso em 2018 jul 11];8(2):390-8. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/26003

Piexak DR, Barlem JGT, Silveira RS, Fernandes GFM, Lunardi VL, Backes DS. A percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em enfermagem acerca da pesquisa. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2013 [acesso em 2018 jul 11];17(1):68-72. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n1/10.pdf

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. O curso de Enfermagem [Internet]. 2012 [acesso em 2018 jun 16]. Disponível em: http://nfr.ufsc.br/files/2012/12/Programa-do-Curso-de-Enfermagem.pdf

Camillo SO, Maiorino FT, Chaves LC. O ensino de enfermagem sobre HIV/Aids sob a ótica da cidadania. Rev Gaúch Enferm [Internet]. 2013 [acesso em 2018 jul 11];34(3):117-23. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v34n3/a15v34n3.pdf

Val LF, Silva JAS, Rincón LA, Lima RHA, Barbosa RL, Nichiata LYI. Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 [acesso em 2018 jul 11];47(3):702-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300702&lng=pt

Fowler G, Austoker J. Screening. In: Detels R, Holland WW, McEwen J, Omenn GS. Oxford textbook of public health. New York: Oxford University Press; 1997. p.1583-99.

Costa JSD, Victora CG. O que é "um problema de saúde pública"? Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2006 [acesso em 2018 jul 11];9(1):144-6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2006000100018&lng=pt

Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARC, Costa R. O uso das fontes na condução da pesquisa histórica. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 2018 jul 11];26(4):e2760017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002760017

Prado ML, Gelbcke FL. Catálogo 1982-1997: trabalhos de conclusão: curso de graduação em enfermagem [monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999. 179 p.

Guedes HTV, Guedes JC. Avaliação, pelos estudantes, da atividade “trabalho de conclusão de curso” como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de medicina. Rev Bras Educ Méd [Internet]. 2012 [acesso em 2018 set 28];36(2):162-71. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n2/03.pdf

Cunha C, Maciel TC. Assistência de enfermagem ao portador do HIV e doente de AIDS [monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1990. 88 p.

Ministério da Saúde (BR), Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. História da Aids – 1982 [Internet]. 2018 [acesso em 2018 set 28]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/historia-da-aids-1982

Rodrigues-Júnior AL, Ruffino-Netto A, Castilho EA. Spatial distribution of the human development index, HIV infection and AIDS-Tuberculosis comorbidity: Brazil, 1982 - 2007. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2014 [acesso 2018 set 28];17(Suppl 2):204-15. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2014000600204&lng=en&nrm=iso

Governo de Santa Catarina, Secretaria da Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). HIV entre adultos jovens cresce 43% em Santa Catarina nos últimos três anos, alerta Secretaria da Saúde [Internet]. Florianópolis; 2017 [acesso em 2018 set 28]. Disponível em: http://www.sc.gov.br/index.php/noticias/temas/saude/hiv-entre-adultos-jovens-cresce-43-em-santa-catarina-nos-ultimos-tres-anos

Kirschner AR. Significando as formas de infeção e a relação com a gestão do cuidado a pessoa com HIV/Aids [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014. 154p.

Santos PHS, Reis LAD. Subnotificação de acidentes de trabalho em profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2016 [acesso em 2018 jul 11];10(2):640-6. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11000/12361

Machado JMH, Assunção AA, organizadores. Panorama da saúde dos trabalhadores da saúde. Belo Horizonte: UFMG; 2012. 164p.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 104, de 25 de janeiro de 2011. Dispõe sobre a definição das terminologias adotadas em legislação nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitário Internacional 2005 [Internet]. 2005 [acesso em 2018 jun 16]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0104_25_01_2011.html

Donatelli S, Vilela RAG, Almeida IM, Lopes MGR. Acidente com material biológico: uma abordagem a partir da análise das atividades de trabalho. Saúde Soc [Internet]. 2015 [acesso em 2018 jul 11];24(4):1257-72. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24n4/1984-0470-sausoc-24-04-01257.pdf

Redmond AM, McNamara JF. The road to eliminate mother-to-child HIV transmission. J Pediatr [Internet]. 2015 [acesso em 2018 jun 16];91(6):509-11. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v91n6/0021-7557-jped-91-06-0509.pdf

Fonseca PL, Iriart JAB. Aconselhamento em DST/Aids às gestantes que realizaram o teste anti-HIV na admissão para o parto: os sentidos de uma prática. Interface Comun Saúde Educ [Internet]. 2012 jun [acesso em 2018 set 28];16(41):395-407. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200009&lng=pt&nrm=iso

Cartaxo CMB, Nascimento CAD, Diniz CMM, Brasil DRPA, Silva IF. Gestantes portadoras de HIV/AIDS: aspectos psicológicos sobre a prevenção da transmissão vertical. Estud Psicol [Internet]. 2013 set [acesso em 2018 jul 11];18(3):419-27. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000300002&lng=en&nrm=iso

Amoras BCA, Campos AR, Beserra EP. Reflexões sobre vulnerabilidade dos adolescentes a infecções sexualmente transmissíveis. PRACS Rev Eletrônica Humanid Curso Ciênc Soc UNIFAP [Internet]. 2015 jan-jul [acesso em 2018 set 28];8(1):163-71. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1668

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Petry, S., Padilha, M. I., Maia, A. R., & Gapski, G. B. (2019). Produção acadêmica da enfermagem acerca dos temas HIV e aids: um estudo histórico-social. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e29. https://doi.org/10.5902/2179769235114

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)