Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769226003

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação superior, Grupos de pesquisa

Resumo

Objetivo: descrever e discutir as experiências e a importância do grupo de pesquisa para a formação do estudante de Enfermagem. Método: estudo do tipo relato de experiência que aborda o papel do grupo para a formação profissional e pesquisa em enfermagem e apresenta as contribuições que esse espaço de construção do conhecimento propicia aos seus membros. Resultados: os membros do grupo são instigados ao pensamento crítico e têm a oportunidade de relacionar o conhecimento adquirido na universidade com as vivências na realidade e na práxis de enfermagem por meio dos projetos de pesquisa, o que desperta a reflexibilidade sobre diversos contextos. Considerações finais: o envolvimento nos Grupos de Pesquisa permite e facilita o avanço da produção do conhecimento, o que distancia cada vez mais a enfermagem do velho paradigma da “técnica pela técnica” e permite a ação de uma prática pensada/reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graçduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC), Natal/RN, Brasil.

Rita de Cássia Lira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC), Natal/RN, Brasil.

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC), Natal/RN, Brasil.

Giovanna Karinny Pereira Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graçduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC), Natal/RN, Brasil.

Jéssica Valeska Herculano Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graçduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC), Natal/RN, Brasil.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeiro, Doutor em Saúde e Desenvolvimento, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC)", Natal/RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Azevedo, I. C. de, Silva, R. de C. L. da, Carvalho, D. P. de S. R. P., Cruz, G. K. P., Lima, J. V. H., & Ferreira Júnior, M. A. (2018). Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 390–398. https://doi.org/10.5902/2179769226003

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.