Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769226003Palavras-chave:
Enfermagem, Educação superior, Grupos de pesquisaResumo
Objetivo: descrever e discutir as experiências e a importância do grupo de pesquisa para a formação do estudante de Enfermagem. Método: estudo do tipo relato de experiência que aborda o papel do grupo para a formação profissional e pesquisa em enfermagem e apresenta as contribuições que esse espaço de construção do conhecimento propicia aos seus membros. Resultados: os membros do grupo são instigados ao pensamento crítico e têm a oportunidade de relacionar o conhecimento adquirido na universidade com as vivências na realidade e na práxis de enfermagem por meio dos projetos de pesquisa, o que desperta a reflexibilidade sobre diversos contextos. Considerações finais: o envolvimento nos Grupos de Pesquisa permite e facilita o avanço da produção do conhecimento, o que distancia cada vez mais a enfermagem do velho paradigma da “técnica pela técnica” e permite a ação de uma prática pensada/reflexiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.