Conhecimento e comportamento de acadêmicos de enfermagem acerca da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769243700Palavras-chave:
Doenças sexualmente transmissíveis, Prevenção, Universitários, Risco, Educação em saúdeResumo
Objetivo: descrever o conhecimento e comportamento de acadêmicos de enfermagem acerca das infecções sexualmente transmissíveis. Método: realizaram-se três sessões grupais no período de novembro de 2019, com a participação de acadêmicos de enfermagem. A análise das informações fundamentou-se na análise de conteúdo operativa. Resultados: os universitários demonstraram possuir conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Em relação à percepção de risco, sentem-se vulneráveis, embora tenham conhecimento quanto à proteção. O meio acadêmico proporciona maiores susceptibilidades, assim como as mídias sociais. Durante a graduação, ampliaram seus conhecimentos e passaram a ter mais cuidado, principalmente ao diagnosticar novas infecções de usuários do sistema de saúde atendidos em aula prática e estágio. Conclusão: a adoção de práticas seguras está associada ao conhecimento adquirido e a verificação de novos casos de usuários em cenários de aprendizagem. É essencial que as instituições de ensino, especialmente as universidades, desenvolvam ações educativas direcionadas aos discentes.
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