Cuidado de enfermagem na relação saber/poder e sexualidade junto a juventude escolar via "web"rádio

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Glícia Mesquita Martiniano Mendonça, Aretha Feitosa de Araújo, Raimundo Augusto Martins Torres, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Ana Virgínea de Melo Fialho

Resumo


Objetivo: descrever a experiência de pós-graduandas de enfermagem sobre a sexualidade e a relação saber-poder junto à juventude escolar via WebRádio. Método: a experiência emergiu na disciplina de “Micropolítica”, realizada no primeiro semestre de 2016, em articulação ao referencial teórico-filosófico Saber/Poder de Foucault e a temática da sexualidade. Resultados: na vivência é visto que a escola e o setor saúde se configuram como espaços de resistência. Há ausência de discurso professor(a)/enfermeiro(a)/juventude sobre a sexualidade. Culminou-se que o dispositivo de cuidado em saúde WebRádio é uma rede interdiscursiva, com envolvimento das singularidades, proporcionando práticas de cuidado junto à juventude. Considerações finais: A enfermagem, nesse cenário escolar, amplia sua autonomia de cuidado junto à juventude na construção de saberes interdiscursivos.

Palavras-chave


Enfermagem; Jovens; Sexualidade; Tecnologias Digitais.

Referências


Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Rev Bras Educ Méd. 2015 [acesso em 2019 mar 11];39(1):143-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0143.pdf

Foucault M. Microfísica do poder. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015.

Foucault M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 10ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2016.

Foucault M. História da sexualidade: a vontade de saber. 8ª ed. Rio de Janeiro: Graal; 2015.

Sfair SC, Bittar M, Lopes RE. Educação sexual para adolescentes e jovens: mapeando proposições oficiais. Saúde Soc [Internet]. 2015 [acesso em 2019 mar 11];24(2):620-32. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24n2/0104-1290-sausoc-24-02-00620.pdf

Couto Junior DR, Oswald MLMB, Pocahy FA. Gênero, sexualidade e juventude(s): problematizações sobre heteronormatividade e cotidiano escolar. Civitas [Internet]. 2018 [acesso em em 2019 mar 10];18(1): 124-37. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/civitas/v18n1/1519-6089-civitas-18-01-0124.pdf

Furlanettoi MF, Lauermannii F, Costa CB, Mariniv AH. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cad Pesqui [Internet]. 2018 [acesso em 2019 mar 11];48(168):550-71. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v48n168/1980-5314-cp-48-168-550.pdf

Santos MP, Farre AGMC, Bispo MS, Sousa LB, Marinho DDT. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: educação por pares. Rev Baiana Enferm. 2017 [acesso em 2019 mar 11];31(3): 21505. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/21505/15031

Moreira TMA, Sousa DF, Silva SET, Santana WJ, Luz DCRP. O papel do enfermeiro na assistência prestada às adolescentes grávidas. Rev e-Ciênc. 2016;4(1):43-53.

Souza VEC. Desenvolvimento e validação de software para apoio ao ensino-aprendizagem sobre diagnósticos de enfermagem [tese]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2015 [acesso em 30 set 2017]; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPE). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/12557/1/2015_tese_vecsousa.pdf

Torres RAM, Abreu LDP, Araújo AF, Veras KCBB, Oliveira GR, Tavares NBF, et al. Promotion of webcare in nursing through a WebRadio: knowledge of schoolageyouthon collective health themes. Int J Develop Res [Internet]. 2019 [acesso em 2019 mar 11];9(2):25661-6. Disponível em: http://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/15243.pdf

Abreu LDP, Torres RAM, Silva MRF, Araújo AF. Web radio como ferramenta de diálogo em saúde coletiva no sertão: juventudes e métodos contraceptivos. SANARE Sobral. 2018;17(1): 24-31.

Krysia WH, Marion JB. O desafio da enfermagem e da saúde na idade digital. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2019 set 14];27(2). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200100&lng=en. Epub June 21, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018002018editorial2

Torres RAM, Silva MDM, Bezerra AEM, Abreu LDP, Mendonça GMM. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J Health Inform [Internet]. 2015 [acesso em 2016 maio 21];7(2):58-61. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/viewFile/325/233

Foucault M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola; 2018.

Torres RAM, Melo CB, Abreu LDP, Veras KCBB. Saberes dos estudantes de enfermagem sobre a saúde da população LGBT debatidos via web rádio. TICS & EAD em Foco. 2018;4(41):41-57.

Morais EV, Toledo OR, David FL, Avelino MM, Campos RN. Gravidez na adolescência e aborto: implicações da ausência de apoio familiar. Rev Adolesc Saúde. 2017;14(3):41-7.

Nery IS, Feitosa JJM, Sousa AFL, Fernandes ACN. Abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes. Acta Paul Enferm [Internet]. 2015 [acesso em 2019 mar 11];28(3):287-92. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v28n3/1982-0194-ape-28-03-0287.pdf




DOI: https://doi.org/10.5902/2179769233663

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.