Crianças com necessidades especiais de saúde: tendências das pesquisas em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922500

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Família, Educação em saúde, Doença crônica

Resumo

Pesquisa bibliográfica desenvolvida no Banco de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem entre 2001 e 2008 utilizando as palavras enfermagem pediátrica e família. Objetivou-se identificar e analisar as pesquisas de enfermagem que abordam a temática do cuidado de crianças com doença crônica e/ou incapacitante no domicílio. Foram encontrados 311 resumos e após aplicar os critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas 36 produções que foram submetidas à análise descritiva e a análise de conteúdo temática. Constatou-se que a tendência dos estudos está voltada para a família da criança doente, a doença e a hospitalização. Porém, identificaram-se lacunas no que tange ao preparo destas famílias para dar continuidade ao tratamento e aos cuidados no domicílio. Recomenda-se comprometimento e capacitação constante dos profissionais para assistir as crianças dependentes de tecnologia e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva, mestranda do Programa de Pós Graduação de Enfermagem da UFSM, membro do grupo de pesquisa Cuidado às Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS), bolsista REUNI.

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS, 1995); especialista em Enfermagem Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP, 2009); mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS, 2002); e doutorado pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ, 2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica; política e problemática da saúde da criança no contexto social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sócio-cultural para a promoção de saúde. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade e Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM/RS); e do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde da Criança (NUPESC/EEAN/UFRJ).

Downloads

Publicado

2011-03-22

Como Citar

Silveira, A. da, & Neves, E. T. (2011). Crianças com necessidades especiais de saúde: tendências das pesquisas em enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 254–260. https://doi.org/10.5902/217976922500

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.