O alívio da dor durante o trabalho de parto e o parto: nota prévia

Autores

  • Helenna Vieira Schvartz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Andrêssa Batista Possati Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Lisie Alende Prates Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Lúcia Beatriz Ressel Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769219819

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Parto, Trabalho de parto, Dor do parto

Resumo

Objetivo: conhecer a experiência de puérperas em relação ao alívio da dor durante o trabalho de parto e o parto. Método: estudo de campo, de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo. O cenário de estudo será uma Unidade Básica de Saúde. As participantes da pesquisa serão puérperas que tenham vivenciado o parto há, no máximo, seis meses. Os dados serão coletados por meio de entrevista individual semiestruturada, e após, analisados pela proposta operativa. Resultados Esperados:promover discussões e reflexões aos profissionais e instituições de saúde sobre o uso de estratégias de alívio da dor durante o trabalho de parto e o parto, além de contribuir para a qualificação da assistência prestada à parturiente em trabalho de parto e o parto.

RESUMO: Objetivo: conhecer a experiência de puérperas em relação ao alívio da dor durante o trabalho de parto e parto. Método: estudo de campo, de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo. O cenário de estudo será uma Unidade Básica de Saúde. As participantes da pesquisa serão puérperas que tenham vivenciado o parto há, no máximo, seis meses. Os dados serão coletados por meio de entrevista individual semiestruturada, e após, analisados através da proposta operativa. Resultados Esperados: promover discussões e reflexões sobre o uso de estratégias de alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, além de contribuir para a qualificação da assistência prestada à parturiente em trabalho de parto e parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenna Vieira Schvartz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andrêssa Batista Possati, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Lisie Alende Prates, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cuidado Pré-Natal. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)/EBSERH.

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Schvartz, H. V., Possati, A. B., Prates, L. A., & Ressel, L. B. (2016). O alívio da dor durante o trabalho de parto e o parto: nota prévia. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(4), 602–604. https://doi.org/10.5902/2179769219819

Edição

Seção

Nota prévia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.