METODOLOGIAS INOVADORAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ALGUMAS QUESTÕES DA OBMEP
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Informática na Educação, Letramento digital.Resumo
A Educação Básica enfrenta uma defasagem de recursos digitais, baixos índices educacionais e uma falta de interesse oriunda dos estudantes nativos digitais pelas aulas da disciplina de matemática. O presente artigo apresenta uma pesquisa que visa utilizar recursos de computação plugada e desplugada, abordando os quatro pilares do pensamento computacional (decomposição, abstração, algoritmos e reconhecimento de padrões) como uma metodologia de ensino-aprendizagem, além da lógica dos problemas investigativos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para auxiliar professores da escola básica. Para isso, foi aplicada a metodologia pesquisa-ação, com a elaboração de atividades para professores aplicarem em suas aulas e a testagem destas com os educadores. Até o momento, 20 atividades abordando de diferentes maneiras linguagens e códigos de programação foram criadas, e irão compor um material didático. A equipe de execução entrou em contato com 32 professores de matemática e 30 destes profissionais desejam fazer uso da metodologia em suas aulas remotas.
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