METODOLOGIAS INOVADORAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ALGUMAS QUESTÕES DA OBMEP

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Informática na Educação, Letramento digital.

Resumo

A Educação Básica enfrenta uma defasagem de recursos digitais, baixos índices educacionais e uma falta de interesse oriunda dos estudantes nativos digitais pelas aulas da disciplina de matemática. O presente artigo apresenta uma pesquisa que visa utilizar recursos de computação plugada e desplugada, abordando os quatro pilares do pensamento computacional (decomposição, abstração, algoritmos e reconhecimento de padrões) como uma metodologia de ensino-aprendizagem, além da lógica dos problemas investigativos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para auxiliar professores da escola básica. Para isso, foi aplicada a metodologia pesquisa-ação, com a elaboração de atividades para professores aplicarem em suas aulas e a testagem destas com os educadores. Até o momento, 20 atividades abordando de diferentes maneiras linguagens e códigos de programação foram criadas, e irão compor um material didático. A equipe de execução entrou em contato com 32 professores de matemática e 30 destes profissionais desejam fazer uso da metodologia em suas aulas remotas.

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Biografia do Autor

Natália Bernardo Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Passo Fundo, RS.

Graduanda de Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Passo Fundo, RS, Brasil.

Aline Silva De Bona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório, RS.

Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem pela Universidade de São Paulo, São Paulo, RS, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Nunes, N. B., & Bona, A. S. D. (2021). METODOLOGIAS INOVADORAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ALGUMAS QUESTÕES DA OBMEP. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e7/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67150

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021