A LÓGICA DOS ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Atividades Desplugadas, Resolução de Problemas, Conteúdos Escolares, Algoritmos Desplugados na Escola Básica, Pensamento Computacional na Escola Básica.Resumo
O trabalho é um recorte de uma pesquisa investigativa online, realizada em 2020, com Escolas públicas do Litoral Gaúcho/RS, no qual objetiva-se compartilhar a metodologia de uma atividade desplugada de matemática, em que foi possível explorar, com os estudantes e professores do oitavo ano do fundamental, a lógica da construção do algoritmo ordenado. As análises das resoluções estão ancoradas nos pilares do pensamento computacional, no processo de aprendizagem de fazer e compreender, e na conceituação de resolução de problemas investigativos. A exploração de conceitos de matemática, através destas atividades, encanta os professores e estudantes pois, além de mobilizar, proporciona a aprendizagem dos conceitos.
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