A LÓGICA DOS ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Atividades Desplugadas, Resolução de Problemas, Conteúdos Escolares, Algoritmos Desplugados na Escola Básica, Pensamento Computacional na Escola Básica.

Resumo

O trabalho é um recorte de uma pesquisa investigativa online, realizada em 2020, com Escolas públicas do Litoral Gaúcho/RS, no qual objetiva-se compartilhar a metodologia de uma atividade desplugada de matemática, em que foi possível explorar, com os estudantes e professores do oitavo ano do fundamental, a lógica da construção do algoritmo ordenado. As análises das resoluções estão ancoradas nos pilares do pensamento computacional, no processo de aprendizagem de fazer e compreender, e na conceituação de resolução de problemas investigativos. A exploração de conceitos de matemática, através destas atividades, encanta os professores e estudantes pois, além de mobilizar, proporciona a aprendizagem dos conceitos.

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Biografia do Autor

Marcelo Barbosa Magalhaes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, RS.

Mestrando no Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Aline Silva De Bona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório, RS.

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Karen Selbach Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, RS.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Magalhaes, M. B., Bona, A. S. D., & Borges, K. S. (2021). A LÓGICA DOS ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS DE MATEMÁTICA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e1/01–14. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67159

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021