ANÁLISE DA QUALIDADE DO JOGO STOPOTS PARA REVISÃO DE TIPOS DE SUBSTANTIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995071740

Palabras clave:

Aplicativo educacional, Avaliação, Jogo educacional

Resumen

Cada vez mais os professores estão apropriando-se de aplicativos educacionais com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, apresentamos a avaliação de uma versão digital gratuita do jogo “Stopots Online”, desenvolvido pela Onrizon Games. Este jogo retoma os conceitos do tradicional jogo de Stop ou Adedonha, como é popularmente conhecido. No caso em estudo, o jogo foi otimizado para que os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental compreendessem a classificação dos substantivos, a qual refere-se ao substantivo comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso não-experimental, seguindo o método MEEGA+, para avaliação de jogos educacionais (PETRI, WANGENHEIM 2018). A coleta de dados foi realizada logo após a aplicação do jogo. Como principais resultados obtidos do ponto de vista dos sujeitos desta pesquisa, o jogo apresenta uma boa usabilidade e proporciona uma positiva experiência ao jogador, sendo necessário apenas ajustar o número de questões a preencher e o tempo destinado para respondê-las. Os resultados deste estudo podem contribuir para que os professores adotem tal jogo em suas práticas pedagógicas e, assim, possam proporcionar experiências lúdicas de aprendizagem para seus alunos.

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Biografía del autor/a

Gisele Lauxen Adolfo, Universidad Federal de Santa María

Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede – Universidade Federal de Santa Maria

Giani Petri, Universidad Federal de Santa María

Professor Doutor - Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2023-05-12

Cómo citar

Adolfo, G. L., & Petri, G. (2023). ANÁLISE DA QUALIDADE DO JOGO STOPOTS PARA REVISÃO DE TIPOS DE SUBSTANTIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. ReTER, 4(1), e6/1–21. https://doi.org/10.5902/2675995071740

Número

Sección

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação