POR DENTRO DO SEMINÁRIOS ABERTOS DAS LETRAS DA UFSM: EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palabras clave:
Seminários Abertos das Letras, Tecnologias para educação, Divulgação científica, Extensão.Resumen
Diante das mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid-19 em diversas áreas, o contexto acadêmico também precisou se adaptar com aulas, reuniões e eventos que passaram a acontecer na modalidade remota. Este relato apresenta algumas considerações sobre os Seminários Abertos das Letras da Universidade Federal de Santa Maria, um projeto de extensão de grande alcance, que foi iniciado em junho de 2020 e segue oferecendo, semanalmente, uma alternativa de encontro e divulgação acadêmica online. Ao longo deste texto, detalhamos os desafios superados, os recursos e as ferramentas empregadas e os resultados obtidos na condução de 34 palestras realizadas de forma síncrona entre junho de 2020 e março de 2021. O projeto apresenta importantes implicações para a pesquisa, para o ensino, para a divulgação de estudos teóricos e de experiências no campo das Letras, pois oportuniza, de forma online e síncrona, reflexões e discussões sobre diversos temas, promovendo também a valorização científica tão necessária nos dias de hoje.Descargas
Citas
ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. (Orgs.). Redes sociais e ensino de línguas: O que temos de aprender? Parábola Editorial. 2016.
BARATA, Germana; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de; ALPERIN, Juan Pablo; TRAVIESO-RODRÍGUEZ, Críspulo. O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. 6º EBBC. Rio de Janeiro, RJ, 17 a 20 de Julho de 2018.
REIS, Susana Cristina. Ensino de produção oral em língua inglesa por meio de podcast: relatando uma experiência com alunos do ensino fundamental. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 180-201, 2017.
SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos; REIS, Júlio Paulo Cabral dos. Covid-19 e internacionalização em casa: potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem na educação superior. Boletim de Conjuntura. v. 4, n. 11, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/SantosReis/3150. Acesso em: abril de 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.