POR DENTRO DO SEMINÁRIOS ABERTOS DAS LETRAS DA UFSM: EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Seminários Abertos das Letras, Tecnologias para educação, Divulgação científica, Extensão.

Resumo

Diante das mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid-19 em diversas áreas, o contexto acadêmico também precisou se adaptar com aulas, reuniões e eventos que passaram a acontecer na modalidade remota. Este relato apresenta algumas considerações sobre os Seminários Abertos das Letras da Universidade Federal de Santa Maria, um projeto de extensão de grande alcance, que foi iniciado em junho de 2020 e segue oferecendo, semanalmente, uma alternativa de encontro e divulgação acadêmica online. Ao longo deste texto, detalhamos os desafios superados, os recursos e as ferramentas empregadas e os resultados obtidos na condução de 34 palestras realizadas de forma síncrona entre junho de 2020 e março de 2021. O projeto apresenta importantes implicações para a pesquisa, para o ensino, para a divulgação de estudos teóricos e de experiências no campo das Letras, pois oportuniza, de forma online e síncrona, reflexões e discussões sobre diversos temas, promovendo também a valorização científica tão necessária nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Augustus Bars Closel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Daiane Aline Kummer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Angelica Micoanski Thomazine, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora do Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. (Orgs.). Redes sociais e ensino de línguas: O que temos de aprender? Parábola Editorial. 2016.

BARATA, Germana; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de; ALPERIN, Juan Pablo; TRAVIESO-RODRÍGUEZ, Críspulo. O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. 6º EBBC. Rio de Janeiro, RJ, 17 a 20 de Julho de 2018.

REIS, Susana Cristina. Ensino de produção oral em língua inglesa por meio de podcast: relatando uma experiência com alunos do ensino fundamental. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 180-201, 2017.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos; REIS, Júlio Paulo Cabral dos. Covid-19 e internacionalização em casa: potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem na educação superior. Boletim de Conjuntura. v. 4, n. 11, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/SantosReis/3150. Acesso em: abril de 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Closel, R. A. B., Kummer, D. A., Thomazine, A. M., & Florek, C. S. (2021). POR DENTRO DO SEMINÁRIOS ABERTOS DAS LETRAS DA UFSM: EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e11/01–13. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65560

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.