Ética e cinema: uma proposta interdisciplinar para a educação ambiental

Autores

  • Marcelo Barcellos da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Tânia Mara Bastiani Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086425

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Filosofia, Cinema

Resumo

O Ensino de Filosofia e a Educação Ambiental são obrigatórios dentro do currículo escolar. Partindo desta realidade, este trabalho teve por objetivo Integrar a temática Educação Ambiental em aulas de Ética, conteúdo programático da disciplina Filosofia, utilizando como recurso pedagógico o Cinema. Para atingir o objetivo elaborou-se uma “proposta” de interdisciplinaridade entre Ética e Cinema para demonstrar que temáticas ambientais podem ser discutidas dentro de uma aula de Filosofia. A “proposta” compreende três momentos: 1) sensibilização antes da exibição do filme através das questões “O ser humano é dono da natureza ou parte dela?” e, “A lei é suficiente para conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente?”; 2) Exibição do filme Wall-E; 3) Discussão dos conceitos de Antropocentrismo, Holismo, Sociedade de Consumo, Moral e Lei. Ela foi pensada para alunos do Ensino Médio, na série em que o conteúdo de Ética estiver incluída. Por caracterizar-se como “proposta” este trabalho é apenas a exposição de como trabalhar interdisciplinarmente Ética e Cinema tendo como finalidade a Educação Ambiental.

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Referências

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Publicado

2012-09-08

Como Citar

Rosa, M. B. da, & Bastiani, T. M. (2012). Ética e cinema: uma proposta interdisciplinar para a educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 9(9), 2072–2081. https://doi.org/10.5902/223613086425

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ARTIGOS

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