A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS

Autores

  • Vera Lucia da Silva Weber Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Luciana Borba Benetti Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086197

Palavras-chave:

Declaração de Salamanca, Salas de Recursos, São Gabriel/RS

Resumo

Esta pesquisa visa compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino regular do município de São Gabriel-RS, na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento Educacional Especializado de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento científico desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente o trabalho faz um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o em nível federal, estadual e municipal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais. Para a realização deste artigo foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa em forma de questionário, para as equipes diretivas dos educandários de ensino do referido município que possuem as salas em questão, pois a educação especial é uma modalidade de educação considerada como um conjunto de recursos e estratégias de apoio, que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento, prevendo ainda uma rearticulação da educação no sentido de providenciar estratégias e métodos que dêem conta do atendimento ás crianças com necessidades especiais. E que esses instrumentos possam ser absorvidos e utilizados não só pela criança especial, mas por toda a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Denise de Oliveira. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006. Antares: Nobel, 1986.

Boletim da Federação Nacional das APAEs. InformAPAE. ANO VII. Fevereiro e Abril de 2001.

BOSSA, Nadia A. Dificuldades de aprendizagem: O que são? Como tratá-las?

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.068 de 13 julho de 1990.(ementa). Diário Oficial da União de 13 de julho de 1990.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 1996.

CONCEIÇÃO, J. F. et al. Como entender o excepcional deficiente mental. Rio de Janeiro: Rotary Club, 1984. p.23- 24

Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. (1994, Salamanca). Brasília: CORDE, 1997.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Coleção Educação Especial: Fundamentos. 1993; v1. p. 177.

FERREIRA, I. N. Caminhos do aprender: uma alternativa educacional para a criança portadora de deficiência mental. Rio de Janeiro: I.N. Ferreira, 1998.p.15 a 25.

______, Júlio Romero. A exclusão da diferença: a educação do portador de deficiência. Piracicaba: UNIMEP, 1993.

FONSECA, V. Educação Especial: programa de estimulação precoce - uma introdução às idéias de Feuerstein. 2a ed. rev. aum. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995, p.26-27.

______, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.

______, Vitor da. Educação Especial: Programa de intervenção precoce. Porto Alegre: Cortez, 1996. FREDES, Maria Elizabete Pereira. A ludicidade como estratégia na prevenção das integração. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial, julho/agosto de 1989.

MACEDO, Lino. O lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar. In: João Alberto da (orgs). Psicopedagogia em movimento. Pelotas: EDUCAT, 2009.

______, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Chritie. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança. RJ, Zahar, 1975.

STAINBACK, Susan e STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Weber, V. L. da S., & Benetti, L. B. (2012). A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1900–1915. https://doi.org/10.5902/223613086197