A psicomotricidade como ferramenta da aprendizagem

Autores

  • Lidiane Rodrigues Dorneles Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Luciana Borba Benetti Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086186

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, PCNs

Resumo

A problemática abordada neste trabalho tem como espaço de análise a necessidade de desvendar a concepção de educação psicomotora expressa pelos professores da educação infantil e identificar, de que maneira estes profissionais trabalham o desenvolvimento motor de seus alunos. A palavra psicomotricidade vem do termo grego psyché, alma, e do verbo latino moto, mover frequentemente. A psicomotricidade teve impulso no começo do século XX, na França, com o surgimento de várias linhas de pensamento biomédico, psicopedagógico e psicanalítico. A modalidade de pesquisa aplicada neste trabalho é de caráter exploratório, tendo como metodologia o referencial teórico. A transversalidade e a interdisciplinaridade apresentam as interfaces possíveis e colaboram para a abrangência e consistência do conhecimento. Todavia, a intervenção da Psicomotricidade Relacional favorece esta socialização podendo ser usada como ferramenta de intervenção na educação (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES PROF. RICARDO C. S.ABP, 2007. Disponível em: http://www.psicomotricialves.com/PsicomotricidadeI.pdf. Acesso em: 12 de janeiro de 2012.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3852. Acesso em: 12 de janeiro de 2012.

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia Desenvolvimento. Ed. Ática, São Paulo, 1991.

BARRETO, Sidirley de Jesús. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2ª ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares nacionais/Ministério de Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3. ed. Vol. 01 - Brasília: A Secretaria, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Brasília: MEC/SEF, v. 9, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1982.

DUPRÉ, E; MERKLEN, P. La débilitémotricedanssesrapportsavecladébilité mental. Nantes: Rapport de 19 émeCongrésdesAliéstes et NeurologistesFrançais, 1909.

FALKENBACH, A. A educação física na escola: Uma experiência como professor. Lajeado: Editora da Unitaves, 2002.

FURINI, Anselmo Barce (Org.) ; SELAU, Bento (Org.) . Psicomotricidade relacional e inclusão na escola. 1. ed. Lajeado: Univates, 2010. v. 500. 164 p.

GARDNER, H.Estruturas da mente. Porto Alegre: Artes M., 1994.

WALLON, H. L’enfant turbulent. Paris: Press Universitaires de France, 1925.

LAPIERRE & AUCOUTURIER. A Simbologia do Movimento: Psicomotricidade e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LE CAMUS, J. O corpo em discussão: da reeducação psicomotora às terapias de mediação corporal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LE BOUCH, J. (1960). Lesfacteurs de La valeurmotrice: analyseexpérimentale de certains de cesfacteurs : interprétation d’um point de vuephysiologique. Thèse ( Doctorat) Universidad de Rennes, Rennes, 1960.

______. J. A educação pelo movimento - A psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

______. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. Porto Alegre, ArtesMédicas, 1984.

MAJOREK, M.; TUCHELMANN, T.; HEUSSER, P. Therapeutic Eurythamy - movement therapy for children with attention déficit hyperactivity disorder (ADHD): a pilot study. ComplementaryTherapies in Nursing&Midwifery, v. 10, p. 46-53, 2004.

NEGRINE, A. S.; MACHADO, M. L. S. Autismo infantil e terapia psicomotriz: estudos de casos. Caxias do Sul: Ed. da Universidade de Caxias do Sul, 2004.

______. A. Juego y psicomotricidade. 1993. 477 p.tesis ( DoctoradoenFilosofía y Ciências de La Educación) – Depto. De Didáctica y Organización Escolar, Facultad de Pedagogia de La Universidad de Barcelona, Barcelona, 1993.

______. A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil 1: simbolismo e jogo. Porto Alegre: Edita, 1994.

______. Aprendizagem e desenvolvimento infantil 2: perspectivas psicopedagógicas. Porto Alegre: Edita, 1994.

______. Aprendizagem e desenvolvimento infantil 3: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. 2. Ed. Porto Alegre: Edita, 1998.

______. Terapias corporais: a formação pessoal do adulto. Porto Alegre: Edita, 1998.

______. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2002.

OZERETZKI, N. Echellemétriquedudéveloppement de lamotricité chez I’efant et I’adolescent. París: Higiene Mentale, 1936, p.53-75.

PICQ, L.;VAYER, P. EducaciónPsicomotriz y retraso mental: aplicación a los diversos tipos de inadaptación. Barcelona, España: Editorial Científico-Médica, 1969.

SANTIN, Silvio. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre, RS: ESEF – UFRGS, 1994.

SILVA, Daniel Vieira da ; HAETINGER, Max Gunther . Ludicidade e Psicomotricidade. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil ltda, 2007.

VALESKI, A.; COELHO, B.L.P.; RODRIGUES, M.C. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: tratamento fisioterapêutico com abordagem ludoterapêutica. Fisioterapia Brasil, v. 5, n.1, p. 66-72, jan./fev. 2004.

VAYER, P.. El dialogo corporal. Barcelona: Ed. Científica Médica, 1972.

______. El niño frente al mundo. Barcelona: Cientifico-Médica, 1973.

VYGOTSKI, L. S. A formação da mente. 6. Ed. Porto Alegre: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Dorneles, L. R., & Benetti, L. B. (2012). A psicomotricidade como ferramenta da aprendizagem. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1775–1786. https://doi.org/10.5902/223613086186