A psicomotricidade como ferramenta da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613086186Palavras-chave:
Psicomotricidade, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, PCNsResumo
A problemática abordada neste trabalho tem como espaço de análise a necessidade de desvendar a concepção de educação psicomotora expressa pelos professores da educação infantil e identificar, de que maneira estes profissionais trabalham o desenvolvimento motor de seus alunos. A palavra psicomotricidade vem do termo grego psyché, alma, e do verbo latino moto, mover frequentemente. A psicomotricidade teve impulso no começo do século XX, na França, com o surgimento de várias linhas de pensamento biomédico, psicopedagógico e psicanalítico. A modalidade de pesquisa aplicada neste trabalho é de caráter exploratório, tendo como metodologia o referencial teórico. A transversalidade e a interdisciplinaridade apresentam as interfaces possíveis e colaboram para a abrangência e consistência do conhecimento. Todavia, a intervenção da Psicomotricidade Relacional favorece esta socialização podendo ser usada como ferramenta de intervenção na educação (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1998).
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