Educação ambiental: uma abordagem através de gêneros textuais a partir de oficinas de leitura e produção de textos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820638Palavras-chave:
Educação ambiental, Interdisciplinaridade, Gêneros textuaisResumo
Entende-se por Educação Ambiental ações práticas que levem à construção de relações de responsabilidade com o meio no qual se vive como forma de perpetuação e de manutenção dos seres vivos no planeta. Diante deste contexto, o presente artigo versa sobre uma pesquisa-ação que relata práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pery da Cunha Gonçalves localizada no município de São Gabriel/RS, no 8º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. O principal objetivo do trabalho foi desenvolver atividades que envolvessem o estudo da Educação Ambiental a partir da abordagem de gêneros textuais variados, proporcionando ações reflexivas e críticas da relação entre o homem e a natureza. A metodologia desenvolvida foi através de projeto com oficinas de leitura e produção de textos, abordando o gênero jornalístico de forma aprazível e cooperativa, aliada ao estudo do tema transversal. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o fato de despertar o lado crítico dos alunos acerca de suas ações e avaliar as consequências de sua relação com a natureza, percebendo-se parte do meio no qual vivem.
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