Educação ambiental: uma abordagem através de gêneros textuais a partir de oficinas de leitura e produção de textos

Fátima Rosemilda Ferreira Duarte Borges, Luciana Borba Benetti

Resumo


Entende-se por Educação Ambiental ações práticas que levem à construção de relações de responsabilidade com o meio no qual se vive como forma de perpetuação e de manutenção dos seres vivos no planeta. Diante deste contexto, o presente artigo versa sobre uma pesquisa-ação que relata práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pery da Cunha Gonçalves localizada no município de São Gabriel/RS, no 8º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. O principal objetivo do trabalho foi desenvolver atividades que envolvessem o estudo da Educação Ambiental a partir da abordagem de gêneros textuais variados, proporcionando ações reflexivas e críticas da relação entre o homem e a natureza. A metodologia desenvolvida foi através de projeto com oficinas de leitura e produção de textos, abordando o gênero jornalístico de forma aprazível e cooperativa, aliada ao estudo do tema transversal. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o fato de despertar o lado crítico dos alunos acerca de suas ações e avaliar as consequências de sua relação com a natureza, percebendo-se parte do meio no qual vivem.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Gêneros textuais

Texto completo:

PDF

Referências


ACSELRAD, Henri; VIEIRA, Liszt & GUARANY, Reinaldo. Ecologia Direito do Cidadão. Rio de Janeiro: Gráfica JB, 1993.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde/ Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,V.9,1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, V.2,1997.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed., São Paulo: Papirus Editora, 2014.

FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. 17 ed. São Paulo: Papirus Editora, 2013.

FILHO, Francisco Alves. Gêneros Jornalísticos/ notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

HUTCHISON, David. Educação Ecológica: ideias sobre consciência ambiental. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MÜLLER, Jackson. Educação Ambiental: Diretrizes para a prática pedagógica. Porto Alegre/RS: Edição FAMURS.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras Edições e Livraria LTDA, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130820638

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.