Educação ambiental: uma abordagem através de gêneros textuais a partir de oficinas de leitura e produção de textos

Autores/as

  • Fátima Rosemilda Ferreira Duarte Borges Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Luciana Borba Benetti Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820638

Palabras clave:

Educação ambiental, Interdisciplinaridade, Gêneros textuais

Resumen

Entende-se por Educação Ambiental ações práticas que levem à construção de relações de responsabilidade com o meio no qual se vive como forma de perpetuação e de manutenção dos seres vivos no planeta. Diante deste contexto, o presente artigo versa sobre uma pesquisa-ação que relata práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pery da Cunha Gonçalves localizada no município de São Gabriel/RS, no 8º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. O principal objetivo do trabalho foi desenvolver atividades que envolvessem o estudo da Educação Ambiental a partir da abordagem de gêneros textuais variados, proporcionando ações reflexivas e críticas da relação entre o homem e a natureza. A metodologia desenvolvida foi através de projeto com oficinas de leitura e produção de textos, abordando o gênero jornalístico de forma aprazível e cooperativa, aliada ao estudo do tema transversal. Um dos resultados importantes deste trabalho foi o fato de despertar o lado crítico dos alunos acerca de suas ações e avaliar as consequências de sua relação com a natureza, percebendo-se parte do meio no qual vivem.

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Biografía del autor/a

Fátima Rosemilda Ferreira Duarte Borges, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Letras pela Universidade da Região da Campanha.

Luciana Borba Benetti, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associado I da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA/Campus São Gabriel.

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Publicado

2015-12-07

Cómo citar

Borges, F. R. F. D., & Benetti, L. B. (2015). Educação ambiental: uma abordagem através de gêneros textuais a partir de oficinas de leitura e produção de textos. Revista Monografias Ambientais, 14, 52–64. https://doi.org/10.5902/2236130820638