A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613086197Palabras clave:
Declaração de Salamanca, Salas de Recursos, São Gabriel/RSResumen
Esta pesquisa visa compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino regular do município de São Gabriel-RS, na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento Educacional Especializado de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento científico desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente o trabalho faz um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o em nível federal, estadual e municipal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais. Para a realização deste artigo foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa em forma de questionário, para as equipes diretivas dos educandários de ensino do referido município que possuem as salas em questão, pois a educação especial é uma modalidade de educação considerada como um conjunto de recursos e estratégias de apoio, que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento, prevendo ainda uma rearticulação da educação no sentido de providenciar estratégias e métodos que dêem conta do atendimento ás crianças com necessidades especiais. E que esses instrumentos possam ser absorvidos e utilizados não só pela criança especial, mas por toda a comunidade escolar.
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