Representações ambientais de estudantes do ensino médio e do ensino fundamental em uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130839453

Palavras-chave:

Educação ambiental, Representação, Estudantes

Resumo

Educação ambiental nas escolas é um importante instrumento de formação de cidadãos críticos, já que esta busca desenvolver a reflexão como base para mudanças de atitudes. Para o desenvolvimento de trabalhos com o tema educação ambiental, é necessário compreender a realidade do aluno, sua visão e interação com o meio onde vive. O presente estudo teve como objetivo avaliar e comparar o nível da representação de temas ambientais, tais como resíduos sólidos, recursos hídricos e conservação de florestas por estudantes do ensino médio e ensino fundamental com estudantes de idade entre 12 e 17 anos, de um colégio da área urbana de Paranaguá. Utilizou-se da análise qualitativa e quantitativa com 80 alunos do Colégio Estadual Porto Seguro, situado no município de Paranaguá – Pr. Através da análise dos dados verificou-se que os alunos não apresentaram uma diferença significava da percepção ambiental mesmo em idades e níveis diferentes em relação aos temas resíduos sólidos, recursos hídricos e conservação de florestas.

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Biografia do Autor

Karina Gonçalves Capete, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR / Professora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá(2009) e especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras(2012). Atualmente é Professora de ciências e biologia da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Educação do Centro Educacional Mobi Dick.

Everaldo dos Santos, Instituto Federal do Paraná, Paranaguá, PR

Professor Dedicação Exclusiva (DE) do eixo de Ciências da Natureza/Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá. Graduação em Ciências Biológicas (UEPG - 2001), especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2003), Mestrado em Ciências do Solo (2007) e Doutorado em Engenharia Florestal (2017) na linha de Conservação da Natureza pela UFPR, com sanduíche no Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra em Portugal. Atualmente Coordenador do Curso de graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Laboratório de Biologia/Análises ambientais I. Docente e orientador do Mestrado Acadêmico em CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) do IFPR. Revisor de diversos periódicos científicos e Editor da Revista Mundo - Meio Ambiente e Agrárias. Desenvolve pesquisas em ecologia de ecossistemas terrestres com ênfase em biologia do solo, ciclagem biogeoquímica e gases de efeito estufa. Atua em projetos de Ciências Ambientais com foco em Tecnologia Ambiental, Biorremediação e Gestão Ambiental. Foi pesquisador do Observatório da Educação CAPES/INEP/UFPR entre 2009 a 2012 e pesquisador do projeto SOLOBIOMA UFPR/SPVS de 2005 a 2007.

Emerson Tonetti, Instituto Federal do Paraná, Paranaguá, PR

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Ciências Biológicas (1997), doutorado em Geografia, na linha de Paisagem e Análise Ambiental (2011). Foi professor do ensino médio e superior de instituições públicas e privadas do Município de Paranaguá (PR). Desde 2008 é Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus Paranaguá, nos cursos de Técnico em Meio Ambiente, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão Ambiental e no curso de mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade. Orienta e realiza pesquisas relacionadas com o Planejamento da Paisagem Urbana e interage com grupos de pesquisa relacionados com a gestão da região costeira do Estado do Paraná.

Leandro Angelo Pereira, Instituto Federal do Paraná, Paranaguá, PR

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), mestrado em Ciências Veterinárias na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento (2004), especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2005) e é doutor na área de Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Em 2005 foi fundador da Cinco Reinos - Serviços e Pesquisas Ambientais trabalhando em diversos projetos na área ambiental e aquícola. Atualmente é Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranaguá, no Eixo Tecnológico de Meio Ambiente, com experiencias internacionais no Canadá (University of Victoria) e em Cuba (Universidad de Pinar del Río). Atua na área de Gestão de Projetos, com o foco interdisciplinar, associando Conservação da Natureza e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo principalmente os seguintes temas: gestão ambiental. aquicultura, desenvolvimento de estratégias econômicas e sociais para comunidades locais, manejo e gestão de áreas protegidas, monitoramento remoto, soluções baseadas na natureza, mitigação de impactos e educação.

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

Capete, K. G., Santos, E. dos, Tonetti, E., & Pereira, L. A. (2019). Representações ambientais de estudantes do ensino médio e do ensino fundamental em uma escola pública. Revista Monografias Ambientais, 18(1), e9. https://doi.org/10.5902/2236130839453

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA