Programa Jovem Aprendiz: a interdisciplinaridade na formação teórica do programa

Autores

  • Morgada Ferreira dos Santos Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820643

Palavras-chave:

Jovem aprendiz, Profissionalização, Trabalho, Interdisciplinaridade, Transversalidade

Resumo

A presente investigação, realizada nos anos de 2014 e 2015, baseou-se em estudo de caso, em que foram analisados os materiais didáticos do Programa Jovem Aprendiz e as respostas dadas a um questionário aplicado aos jovens matriculados no programa. Teve por principal objetivo verificar se no Programa Jovem Aprendiz são abordados os temas transversais, e se ocorre a interdisciplinaridade no desenvolvimento dos conteúdos durante a aprendizagem teórica dos jovens. Buscou-se, também, analisar a forma como a interdisciplinaridade, quando verificada e adotada no curso de aprendizagem, motiva o jovem, auxiliando-o na transposição das barreiras vivenciadas ao longo da sua formação no curso. Destacamos que o programa visa colaborar com a inserção do jovem no mundo do trabalho, baseado na Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, em que o jovem recebe profissionalização durante as atividades teóricas e práticas, desenvolvidas, respectivamente, na unidade de capacitação teórica e na empresa responsável pela sua formação profissional.

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Biografia do Autor

Morgada Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Bacharel em Ciências Contábeis – URCAMP, Graduanda em Pedagogia – UFSM, Pós-graduada em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade - UNIPAMPA.

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

Doutor em Educação pelo PPGEdu/Faced/UFRGS. Professor da UFFS, Campus Erechim.

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Publicado

2015-12-07

Como Citar

Santos, M. F. dos, & Sartori, J. (2015). Programa Jovem Aprendiz: a interdisciplinaridade na formação teórica do programa. Revista Monografias Ambientais, 14, 131–142. https://doi.org/10.5902/2236130820643