A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Teresinha de Fátima Souto Almeida Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Jerônimo Sartori Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086194

Palavras-chave:

Desmotivação, Ensino noturno, Prática pedagógica, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo busca analisar a influência da desmotivação no processo ensino-aprendizagem, abordando a questão da interdisciplinaridade, como fator de integração no processo de construção do conhecimento; levantando indicadores sobre o que leva professores e alunos a se sentirem desmotivados. Para a análise adotam-se os pressupostos do ensino-aprendizagem, entendendo a educação no seu aspecto interdisciplinar e sua relação com a desmotivação. Para estabelecer um contraponto com o referencial teórico analisado, foi realizado um diagnóstico sobre o contexto escolar, o qual fora sistematizado após a análise sob um olhar crítico e reflexivo, identificando algumas alternativas de soluções para o problema da desmotivação no Ensino Fundamental. Segundo o diagnóstico ficou evidente que a desmotivação leva o aluno à repetência e à evasão escolar, no entanto, acredita-se ser possível reverter o quadro trabalhando na perspectiva da interdisciplinaridade, empregando as tecnologias da comunicação e investindo na formação continuada dos professores para que se reflita na possibilidade de mudar a prática pedagógica, tendo um olhar mais atento às necessidades dos alunos do ensino noturno.

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Referências

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Publicado

2012-08-07

Como Citar

Almeida, T. de F. S., & Sartori, J. (2012). A relação entre desmotivação e o processo ensino-aprendizagem. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1870–1886. https://doi.org/10.5902/223613086194