(Re)Pensando a formação de professores em educação ambiental

Autores

  • Maria Aparecida Nunes de Oliveira Faculdade do Norte do Paraná, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818732

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação de professores, Dimensão ambiental

Resumo

A formação de professores em Educação Ambiental numa perspectiva crítica é um dos instrumentos imprescindíveis para a efetivação da dimensão ambiental na escola. Foi realizada uma investigação tendo como base uma abordagem metodológica qualitativa, procurando analisar a formação dos professores em Educação Ambiental e como se dá a sua atuação na sala de aula no que se refere ao tratamento com as questões ambientais. A pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por um grupo de professores que atuam do 6º ao 9º anos em uma escola pública estadual, para viabilizar a dimensão ambiental no cotidiano escolar. Foi utilizado um referencial teórico sobre o meio ambiente e os impactos ambientais causados pela ação humana, bem com documentos nacionais que determinam a inclusão da dimensão ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Os resultados revelam que a maioria dos professores concluiu recentemente o curso de graduação, o qual não contemplou a dimensão ambiental. Grande parte dos docentes não participou de cursos de formação continuada em Educação Ambiental e acredita que a falta de recursos humanos qualificados nessa área é um dos fatores que dificulta sua inserção na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Nunes de Oliveira, Faculdade do Norte do Paraná, Natal, RN

Mestranda, Departamento do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, Faculdade do Norte do Paraná.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF. MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus, 2004.

PERRENOUD, Philippe (org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Paradigma – relações de poder – projeto políticopedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: RiMa, 2002.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Oliveira, M. A. N. de. (2015). (Re)Pensando a formação de professores em educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 14, 08–16. https://doi.org/10.5902/2236130818732