(Re)Pensando a formação de professores em educação ambiental

Autores/as

  • Maria Aparecida Nunes de Oliveira Faculdade do Norte do Paraná, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818732

Palabras clave:

Educação ambiental, Formação de professores, Dimensão ambiental

Resumen

A formação de professores em Educação Ambiental numa perspectiva crítica é um dos instrumentos imprescindíveis para a efetivação da dimensão ambiental na escola. Foi realizada uma investigação tendo como base uma abordagem metodológica qualitativa, procurando analisar a formação dos professores em Educação Ambiental e como se dá a sua atuação na sala de aula no que se refere ao tratamento com as questões ambientais. A pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por um grupo de professores que atuam do 6º ao 9º anos em uma escola pública estadual, para viabilizar a dimensão ambiental no cotidiano escolar. Foi utilizado um referencial teórico sobre o meio ambiente e os impactos ambientais causados pela ação humana, bem com documentos nacionais que determinam a inclusão da dimensão ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Os resultados revelam que a maioria dos professores concluiu recentemente o curso de graduação, o qual não contemplou a dimensão ambiental. Grande parte dos docentes não participou de cursos de formação continuada em Educação Ambiental e acredita que a falta de recursos humanos qualificados nessa área é um dos fatores que dificulta sua inserção na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Nunes de Oliveira, Faculdade do Norte do Paraná, Natal, RN

Mestranda, Departamento do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, Faculdade do Norte do Paraná.

Citas

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF. MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus, 2004.

PERRENOUD, Philippe (org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Paradigma – relações de poder – projeto políticopedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: RiMa, 2002.

Publicado

2015-07-09

Cómo citar

Oliveira, M. A. N. de. (2015). (Re)Pensando a formação de professores em educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 14, 08–16. https://doi.org/10.5902/2236130818732