“Que planeta é esse?”
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084253Palabras clave:
Educação Ambiental, Educação Infantil, Lixo, ReciclagemResumen
Durante muito tempo o ser humano explorou o Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Além de explorá-lo indiscriminadamente e reduzir significativamente as reservas de água potável, ar puro e solo produtivo, ele descarta seus dejetos aumentando assustadoramente a produção de lixo em todo o planeta. Desta forma, é imprescindível que, desde a educação infantil, primeira etapa da educação escolar, haja o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis, a poluição causada e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo. O projeto “Que planeta é esse?” foi desenvolvido na escola municipal Infantil Solange Ana Copetti, integrante da rede municipal de ensino de Ijuí com 19 alunos de uma turma de maternal II com idade entre 3 e 4 anos. Foi baseado na contação de historias, passeios de observação pelo bairro e até o riacho Espinho, registros com desenhos e cartazes, coleta de materiais recicláveis, separação conforme as cores de reciclagem e confecção de brinquedos de sucatas, entre outras atividades. A partir deste trabalho ficou evidenciado que a criança é naturalmente curiosa e observadora, sendo que seu desenvolvimento ocorre através das descobertas que faz e das relações que estabelece como mundo que a cerca. Desta forma é imprescindível desenvolver atividades que lhe possibilitem entrar em contato com temas referentes às questões ambientais como destino correto do lixo e reciclagem, permitindo que desde cedo eles despertem para temas importantes relacionados ao meio ambiente e bem estar de toda a humanidade.
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