A utilização do laboratório de ciências como espaço alternativo para o ensino de ecologia em uma perspectiva ciência-tecnologia-sociedade (cts)
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613088869Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Abordagem CTS no ensino, Ensino fundamental.Resumo
Apesar de ser uma concepção ultrapassada, a educação tradicional ainda impera nos modelos didático-pedagógicos das escolas brasileiras. Uma perspectiva educacional que visa a superação desse modelo é o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na escola. O objetivo deste trabalho é demonstrar a possibilidade de realização de atividades práticas, sobre ecologia, no ensino fundamental, em perspectiva CTS. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como público-alvo 44 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Florianópolis/SC, com a execução, observação e avaliação de duas atividades práticas, em perspectiva CTS, sobre ecologia. Em relação a atividade prática 1 - “Diário de bordo do desenvolvimento dos fungos” - a maioria dos alunos explicaram o surgimento de fungos no pão devido a anaerobiose e umidade e identificaram a presença de três tipos de fungos. Em relação à atividade prática 2 - “Observação de decomposição da matéria orgânica” - a grande maioria afirmou que a matéria orgânica decomposta pelos fungos pode ser utilizada como um adubo orgânico. Ao fim das duas atividades práticas, a maioria dos alunos concluiu que os fungos são importantes para a indústria alimentícia, farmacêutica e como decompositores de matéria orgânica, demonstrando compreender o tema estudado para além de um conteúdo científico; articulando-o com a tecnologia e a vida em sociedade, objetivos estes da perspectiva CTS.
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