A utilização do laboratório de ciências como espaço alternativo para o ensino de ecologia em uma perspectiva ciência-tecnologia-sociedade (cts)

Autores

  • Mirian Kayser Rede Municipal de Ensino, Florianópolis, SC
  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, Rondonópolis, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613088869

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Abordagem CTS no ensino, Ensino fundamental.

Resumo

Apesar de ser uma concepção ultrapassada, a educação tradicional ainda impera nos modelos didático-pedagógicos das escolas brasileiras. Uma perspectiva educacional que visa a superação desse modelo é o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na escola. O objetivo deste trabalho é demonstrar a possibilidade de realização de atividades práticas, sobre ecologia, no ensino fundamental, em perspectiva CTS. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como público-alvo 44 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Florianópolis/SC, com a execução, observação e avaliação de duas atividades práticas, em perspectiva CTS, sobre ecologia. Em relação a atividade prática 1 - “Diário de bordo do desenvolvimento dos fungos” - a maioria dos alunos explicaram o surgimento de fungos no pão devido a anaerobiose e umidade e identificaram a presença de três tipos de fungos. Em relação à atividade prática 2 - “Observação de decomposição da matéria orgânica” - a grande maioria afirmou que a matéria orgânica decomposta pelos fungos pode ser utilizada como um adubo orgânico. Ao fim das duas atividades práticas, a maioria dos alunos concluiu que os fungos são importantes para a indústria alimentícia, farmacêutica e como decompositores de matéria orgânica, demonstrando compreender o tema estudado para além de um conteúdo científico; articulando-o com a tecnologia e a vida em sociedade, objetivos estes da perspectiva CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Kayser, Rede Municipal de Ensino, Florianópolis, SC

Licenciada em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Ensino de Ciências (2012) pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Professora Efetiva de Ciências pela Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, Rondonópolis, MT

Licenciada em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Ensino de Ciências (2010) pela Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular da área de Biologia na Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (MT).

Referências

ANDRADE, E.C.P; CARVALHO, L.M. O pró-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental. Ciência & Educação. v. 8, n. 2, p. 167-185, 2002.

ANGOTTI, J.A.P; AUTH, M.A. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação. v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.

BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - o meio ambiente. Ciências 6º ano. 4. ed. São Paulo: Ática,2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 138.

CONRADO, D.M; EL-HANI, C.N. Formação de cidadãos na perspectiva CTS: reflexões para o ensino

de Ciências. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 11., 2010, Ponta Grossa. Anais.... Ponta Grossa: UTFPR, 2010.

CURTT, H.S.S. Artigos de divulgação científica e ensino de ciências: concepções de ciência, tecnologia, sociedade. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

FIGUEIREDO, C.S.M; MESSEDER, J.C; RAMOS, A.C.C. Explorando ciências numa ótica CTS: relato de experiência no ensino fundamental. Ensino de Ciências e Tecnologia. v. 1, n. 1, p. 62 - 69, jan.-jun., 2011.

GUIMARÃES, Luciana R. Atividades para aulas de Ciências: ensino fundamental 6º ao 9º ano. Série Professor em Ação. 1. ed. São Paulo: Nova Espiral, 2009.

MORAIS, M.B; ANDRADE, M.H.P. Ciências ensinar e aprender: anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.

PAULA, H. F. A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica. 2004. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

SILVA, J.L.P.B; MORADILLO, E.F. Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Ciências. Ensaio – Pesquisas em Educação em Ciências. v. 04, n. 1, p. 1-12, jul., 2002.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Kayser, M., & Barbosa, L. C. A. (2013). A utilização do laboratório de ciências como espaço alternativo para o ensino de ecologia em uma perspectiva ciência-tecnologia-sociedade (cts). Revista Monografias Ambientais, 12(12), 2692–2702. https://doi.org/10.5902/223613088869