A abordagem do tema “resíduos sólidos” em livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130810383Palavras-chave:
Educação ambiental, Análise de livro didático, LixoResumo
Neste artigo, analisamos dois livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental, quanto à apresentação da abordagem do tema resíduos sólidos (lixo). Para isso, foram observados os valores, concepções, imagens e as atividades retratadas, tendo como referencial teórico a vertente crítica da Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo qualitativa com coleta de dados em livros didáticos. Como resultados, identificamos que os conteúdos abordados nos livros didáticos analisados precisam ser escritos e retratados de forma mais crítica, considerando que os temas, para serem significativos, precisam estar relacionados com a realidade social, política e econômica dos educandos, sendo apresentados de forma dinâmica, promovendo o diálogo e o pensar em atitudes ambientalmente saudáveis.
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