A abordagem do tema “resíduos sólidos” em livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental

Autores

  • Eliane Aparecida Nunes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810383

Palavras-chave:

Educação ambiental, Análise de livro didático, Lixo

Resumo

Neste artigo, analisamos dois livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental, quanto à apresentação da abordagem do tema resíduos sólidos (lixo). Para isso, foram observados os valores, concepções, imagens e as atividades retratadas, tendo como referencial teórico a vertente crítica da Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo qualitativa com coleta de dados em livros didáticos. Como resultados, identificamos que os conteúdos abordados nos livros didáticos analisados precisam ser escritos e retratados de forma mais crítica, considerando que os temas, para serem significativos, precisam estar relacionados com a realidade social, política e econômica dos educandos, sendo apresentados de forma dinâmica, promovendo o diálogo e o pensar em atitudes ambientalmente saudáveis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda Programa de Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Mestre em Ensino de Ciências, linha Educação Ambiental - UFMS. Licenciada em Biologia pela UFMT. Professora titular da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT.

Referências

ABÍLIO, F. J. P. et al. Meio Ambiente e educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos de ciências do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 8., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2004.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde .Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BARROS, C.; PAULINO, W. R. Ciências o meio ambiente. São Paulo: Ática, 2011.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CANTO, E. L. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Moderna, 2009.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1993.

FRANCO, M. L. P. B. O livro didático e o Estado. ANDE, ano I, n 5, 1992.

GUIMARÃES, M. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual do usuário. Em aberto, Brasília, ano 16, n. 69, p.03-09, jan.-mar. 1996.

LAYARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental.

LOUREIRO, F.; LAYARGUES, P. P.; CASTRO, R. (orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, p. 149-220, 2002.

_____.; LIMA, G. F. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 6., 2011, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: USP, 2011. 1 CD-ROM.

LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e educação, Rio Grande, n. 08, p. 37-54, 2003.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

_____. O que é educação ambiental. Brasiliense, São Paulo, Brasil.1991.

Downloads

Publicado

2014-01-16

Como Citar

Nunes, E. A., & Barbosa, L. C. A. (2014). A abordagem do tema “resíduos sólidos” em livros didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 13(13), 2807–2817. https://doi.org/10.5902/2236130810383