O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083831

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação ambiental, Ensino técnico, Concepção ambiental

Resumo

O técnico agrícola é um profissional que possui contato direto com o meio ambiente e investigar como ocorre a formação deste profissional é tarefa necessária para compreender como o mundo do trabalho vem concebendo a relação educação ambiental x sociedade. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga a articulação da educação ambiental em um currículo de curso Técnico em Agricultura. Nesta etapa, trazemos os resultados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com professores do curso em questão. O objetivo foi investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental dos docentes, bem como compreender suas práticas pedagógicas. A partir dos diálogos com os professores foi possível diagnosticar que entre eles impera uma concepção de meio ambiente não-antropocêntrica, porém utilitarista e um entendimento de educação ambiental como um processo de sensibilização e conscientização de pessoas, visando somente as práticas preservacionistas.

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Barbosa, L. C. A. (2011). O técnico agrícola e a educação ambiental: concepções de meio ambiente e práticas pedagógicas de professores formadores destes profissionais. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 887–902. https://doi.org/10.5902/223613083831

Edição

Seção

ARTIGOS